As Escadinhas de São Miguel de Alfama

São Miguel Arcanjo tem 6 topónimos a perpetuá-lo nesta zona de Alfama que foi da antiga freguesia de São Miguel: a Calçadinha, o Largo, a Rua, a que se juntaram no final do séc. XIX o Beco e a Travessa e, já no séc. XX, em 1963, as Escadinhas de São Miguel.

A Rua de São Miguel funcionou como uma típica rua Direita medieval deste local. O Beco e a Travessa que hoje encontramos foram obra do Edital Municipal de 09/07/1894, em vez das respetivas anteriores denominações de Beco dos Mortos e Beco de São Miguel. Estas Escadinhas foram as últimas a integrar a toponímia local, nascidas do Edital municipal de 25/01/1963, para substituir o Largo da Cantina Escolar que a autarquia lisboeta quis ali colocar pelo Edital de 27/10/1916 em homenagem à Cantina Escolar de São Miguel, ali fundada em 1909, e que antes era o Beco do Alegrete.

São Miguel tido como o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu, tem aqui lugar derivado à proximidade à Igreja de São Miguel que ali está desde o século XII. A primitiva ermida terá começado a ser construída cerca de 1150 e a sede da paróquia do mesmo nome criada em 1180, ocupando a zona norte de Alfama, mais rural que a da freguesia de São Pedro. A Igreja de São Miguel foi reedificada em 1222 e, a partir de 1428 acolheu a constituição da Irmandade do Espírito Santo, dos pescadores linhéus. Nos séculos XVI e XVII os espaços  urbanos mais vivenciados pela população local eram as escadas e a envolvente da igreja matriz, a Rua de São Miguel, a de São Pedro, a da Regueira e o Largo do Salvador. O edifício que hoje encontramos foi erguido sobre o original, entre 1673 e 1720, sob a orientação do arquiteto João Nunes Tinoco, conferiu o estilo maneirista e barroco. O terramoto de 1755 danificou-a mas foi rapidamente recuperada e, em 1880, teve novas obras de restauro, sendo classificada Imóvel de Interesse Público em 1982.

Freguesia de Santa Maria Maior (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

3 thoughts on “As Escadinhas de São Miguel de Alfama

  1. Pingback: Lisboa das Escadinhas, Escadas e Escadaria | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: As Calçadas e Calçadinhas lisboetas | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: O Largo da Cantina Escolar de São Miguel | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s