Rua Cardeal Mercier no Bairro da Bélgica

Cardeal Mercier artigo

O Cardeal Mercier,  arcebispo belga que no decorrer da I Guerra Mundial apelou à resistência aos alemães, completaria amanhã o seu 163º aniversário, razão para o evocarmos através do arruamento do Bairro da Bélgica que desde 1926 ostenta o seu nome.

Seguindo o exemplo de 1916 do Bairro de Inglaterra, também a Comissão de Melhoramentos do Bairro da Bélgica, a 10 de maio de 1926, sugeriu à autarquia lisboeta que fossem atribuídos nos arruamentos do Bairro nomes alusivos à Bélgica. E assim, o Edital municipal de 30/06/1926 colocou o Cardeal Mercier na Rua E do Bairro do Bélgica e o general Leman na Rua D, este último com a legenda «Heróico Defensor de Liège /1914». Ambos os topónimos perpetuam figuras belgas ligadas à resistência aos alemães no decorrer da I Guerra Mundial: o arcebispo de Malines e primaz da Bélgica publicara em 1915 uma Carta Pastoral incitando ao patriotismo e o General Leman defendeu Liége contra o invasor alemão e acabou prisioneiro de guerra.

Edital de 30.06.1926

Edital de 30.06.1926

Desiré Joseph Mercier (Bélgica- Braine-l’Alleud /21.11.1851-23.01.1926/Bruxelas – Bélgica) foi a alma da resistência do povo belga durante a invasão e a ocupação de parte do país na I Guerra Mundial. Mercier foi recebido no Seminário Menor de Malines em 1868 para estudar filosofia e, passado dois anos, seguiu para o Seminário Maior.  Em 1871, recebeu a tonsura e foi enviado para a Universidade de Louvaina, para estudar teologia. A 4 de abril de 1874 foi ordenado sacerdote e celebrou a sua Primeira Missa. Com o apoio do Papa Leão XIII, Mercier tornou-se fundador e director do Instituto Superior de Filosofia, destinado principalmente aos leigos, onde em 1892, fundou em anexo o seminário eclesiástico Leão XIII. Em 7 de fevereiro de 1906 foi nomeado arcebispo de Malines pelo Papa Pio X e no ano seguinte foi investido como Primaz da Bélgica e Cardeal (1907).

Freguesia das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

3 thoughts on “Rua Cardeal Mercier no Bairro da Bélgica

  1. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua do vereador republicano Tomás Cabreira | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua do Presidente da CML, Portugal Durão, no Bairro da Bélgica | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s