A Rua do jornalista de Góis que trocou Medicina por reportagens

Placa Tipo IV (Foto. Sérgio Dias)

Freguesia do Lumiar – Placa Tipo IV
(Foto: Sérgio Dias)

Daqui a 2 dias completaria 130 anos Hermano Neves,  um médico formado em Berlim que escolheu antes ser jornalista,  e por isso damos hoje conta da Rua com que Lisboa o homenageia desde 1981, na artéria antes identificada como Rua Vinte e Quatro de Telheiras-Sul.

Hermano António da Silva Neves (Góis/12.12.1884 – 02.05.1929/Lisboa) formado em Medicina pela Universidade de Berlim  e, de forma efémera,  assistente de Anatomia na Faculdade de Medicina de Lisboa, iniciou-se no jornalismo quando ainda em Berlim, como correspondente do Diário de Notícias.

Foi jornalista no Dia e também de O Século, O Mundo e A Capital, para além de ter sido em 1919 co-fundador e diretor de A Vitória, título simbólico da vitória de Aliados e Republicanos, e que ele transformou numa escola de jornalismo. Hermano Neves foi pioneiro em reportagens já de cariz moderno e são de destacar as que executou sobre as incursões monárquicas (192-1913), sobre a I Guerra a partir dos campos de batalha em França (1914-1918) e sobre África, já que seguiu para Angola quando Norton de Matos lá assumiu as funções de Alto-Comissário e, quando regressou apenas desenvolveu atividade na imprensa clandestina, para se manifestar contra a ditadura implantada em 1926.

Do que deixou editado destaque-se o livro Como Triumphou a Republica – Subsidios para a Historia da revolução de 4 de Outubro de 1910 (1910) e o seu panfleto Fora da Lei (1915), em colaboração com Herculano Nunes, ou as suas crónicas Três Dias em Olivença (1917).

Hermano Neves foi igualmente consagrado na toponímia das vilas de Góis, Alvares e Colmeal e, o seu filho Mário Neves, jornalista e diplomata,  também se encontra na toponímia de Lisboa, num largo da Freguesia de São Domingos de Benfica.

Freguesia do Lumiar (Foto. Sérgio Dias)

Freguesia do Lumiar
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia do Lumiar

Freguesia do Lumiar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s