A Avenida do Arcebispo Restaurador

Freguesia de Alvalade - Placa Tipo II (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade – Placa Tipo II
(Foto: Sérgio Dias)

Dom Rodrigo da Cunha, arcebispo de Lisboa e partidário da Restauração, denomina a avenida compreendida entre a Avenida Almirante Gago Coutinho e a confluência da Rua de São João de Brito, Avenida Santa Joana Princesa e Rua Conde de Arnoso desde a publicação do Edital municipal de 13 de maio de 1949.

Este topónimo foi atribuído na altura da construção do Bairro de Alvalade, tendo sido dados na mesma ocasião, três outros topónimos próximos da Igreja de São João de Brito e, desta forma, da Avenida da Igreja. Assim a Avenida da Igreja tem início no Largo Frei Heitor Pinto, onde se situa a igreja e se inicia a Avenida Santa Joana Princesa. Esta por sua vez tem início na Avenida Dom Rodrigo da Cunha. Finalmente, em 1959, ano em que se criou a freguesia de São João de Brito, foi atribuída a Rua São João de Brito, em frente da Avenida Dom Rodrigo da Cunha.

Dom Rodrigo da Cunha (Lisboa/1577 – 02.01.1643/Lisboa) estudou no Colégio dos Jesuítas de Santo Antão, em Lisboa, e formou-se em Direito Canónico na Universidade de Coimbra. Foi sucessivamente bispo de Portalegre (1615 – 1618), do Porto (1618 – 1626), arcebispo de Braga (1626 – 1634) e de Lisboa (1635 – 1643), destacando-se pelo seu amor à Pátria. Em 1580, opôs-se com todo o vigor à incorporação de Portugal em Espanha e ajudou na Restauração de 1640, governando o reino em conjunto com o arcebispo de Braga até à chegada de D. João IV. Contudo, tal como havia rejeitado o cardinalato em Madrid oferecido por D. Filipe em 1638 também o fez para o priorato do Crato sugerido por D. João IV.

Este prelado também reformou o Breviário Bracarense em 1634 e presidiu ao Concílio de Lisboa em 1640.  Publicou ainda várias obras entre as quais se salientam Catálogo e História dos Bispos do Porto (1623), os 2 volumes da História Eclesiástica de Braga (1634-1635),  e História Eclesiástica de Lisboa (1642).

Freguesia de Alvalade (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade
(Foto: Sérgio Dias)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s