A Alameda das Linhas de Torres Vedras

Freguesias de Alvalade e do Lumiar (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias de Alvalade e do Lumiar
(Foto: Sérgio Dias)

A Alameda das Linhas de Torres que hoje vai do Campo Grande à Estrada da Torre nasceu em Lisboa pelo Edital municipal de 07/08/1911 na artéria que era a Alameda do Lumiar, para evocar as Linhas de Torres Vedras, construídas em 1810, para defender militarmente Lisboa das invasões francesas.

A Alameda do Lumiar fazia a ligação com a Estrada para Torres Vedras pelo que o seu nome foi transformado para uma homenagem aos combatentes das Linhas de Torres Vedras e, o Edital de 1911 também homenageou Neves Costa, engenheiro militar que participou no estudo das mesmas.

As Linhas de Torres Vedras ou simplesmente Linhas de Torres  integram o conjunto de fortificações da península de Lisboa que no contexto da Guerra Peninsular foram concebidas para impedir um exército invasor de atingir a capital ou, em caso de derrota, permitir a retirada, em segurança, do Exército Britânico. A ordem para a sua construção foi dada em outubro de 1809,  por Arthur Wellesley, então comandante do exército anglo-luso e o oficial do exército de Wellington responsável pelos trabalhos de engenharia era o Coronel Richard Fletcher. Já em 1807, Junot encarregara o coronel de engenharia Vincent de estudar a defesa de Lisboa e, na execução dessa tarefa esteve o major de engenharia José Maria das Neves Costa e,  após a expulsão das tropas francesas foram feitas diligências pelas autoridades portuguesas no sentido de fazer o levantamento topográfico que servisse de base aos trabalhos da defesa de Lisboa, comissão em que esteve novamente Neves Costa, que já em 1801 publicara Observações sobre o plano de ataque e defesa do reino de Portugal em relação à sua Geografia e topografia.

Na Terceira Invasão Francesa as Linhas de Torres Vedras impediram o exército de Massena de atingir Lisboa e acabaram por provocar a sua retirada de Portugal.

Freguesias de Alvalade e do Lumiar

Freguesias de Alvalade e do Lumiar

 

Advertisements

3 thoughts on “A Alameda das Linhas de Torres Vedras

  1. Pingback: A Rua do irmão da Casa Pedreira em São Tomé que foi vereador de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O pedido de alteração do topónimo Calçada do Duque de Lafões | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Repúblicas do Paraguai e da Bolívia em ruas do Lumiar e de Benfica | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s