Fernando Valle numa artéria do Alto do Lumiar

Freguesia de Santa Clara (Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Santa Clara
(Foto: Rui Mendes)

Fernando Valle, médico e fundador do Partido Socialista, dá o seu nome a uma Praceta do Alto do Lumiar que liga a Avenida Nuno Krus Abecassis ao Jardim Maria da Luz Ponces de Carvalho, desde 2008.

O topónimo nasceu a partir de um Voto de Pesar da Assembleia Municipal de Lisboa e pelo Edital nº 63/2008, de 3 de julho, tomando a Praça Sul na Malha 20.1 do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar a designação de Praceta Fernando Valle, com a legenda «Médico e Politico/1900 – 2004».

O homenageado é Fernando Baeta Cardoso do Valle (Arganil – Côja/30.07.1900 – 26.11.2004/Coimbra) que nos  seus 104 anos de existência deixou uma marca de humanidade como característica sua. Oriundo de uma família de médicos que defendia os ideais republicanos e, licenciado em medicina, em Coimbra,  exerceu atividade clínica na sua terra natal a partir de 1926, para além de ser médico municipal e delegado de saúde (até 1948). Ficou rapidamente conhecido como o médico de toda a gente, particularmente dos mais humildes, porque não raras vezes pagou do seu bolso os medicamentos que necessitavam.

Foi um dos fundadores do Partido Socialista em 19 de Abril de 1973, em Bad-Munstereifel (Alemanha), com outros 26 como Mário Soares e António Arnaut, e do qual veio a ser membro das comissões Nacional e Diretiva e, a tornar-se Presidente Honorário a partir de Março de 2000. Desde os seus tempos de estudante em Coimbra que participara em lutas pela defesa dos seus ideais e contra as ditaduras na Península Ibérica pelo que foi perseguido e até preso no Aljube. Orgulhava-se de ser rotulado como Republicano, Democrata, Maçon, Resistente Antifascista, Intelectual e Socialista e, desempenhou os cargos de presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Arganil (em 1974) e de governador civil de Coimbra (entre 1976 e 1980), sendo galardoado com a Ordem da Liberdade (1981), a Grã-Cruz da Ordem de Mérito (1989), a Medalha de Ouro do Concelho de Arganil, o título de Cidadão honorário do Concelho de Terras do Bouro (2004), um prémio com o seu nome instituído pela Ordem dos Médicos para distinguir clínicos gerais, a inauguração do Hospital de Cuidados Continuados Dr. Fernando Valle, por parte da Santa Casa da Misericórdia de Arganil – no edifício contíguo à Igreja da Misericórdia e que durante muitos anos foi a residência de Fernando Valle – e o lançamento da Fundação Fernando Valle, com um centro de estudos documental, numa propriedade da sua família, a Quinta do Casal, em Côja.

Edital de 00.000.2008

Edital de 03.07.2008

Freguesia de Santa Clara

Freguesia de Santa Clara

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s