António Aleixo numa artéria dos Sete Céus

antónio aleixo

António Aleixo, poeta popular de quadras de cariz moral e muitas vezes humorístico, tem o seu nome numa rua do Bairro dos Sete Céus desde o ano de 1987.

O topónimo nasceu por sugestão de uma carta de Manuel Cabaço, sugerindo os nomes de António Aleixo, Adriano Correia de Oliveira, João Lourenço Rebelo, Joaquim Cordeiro, Maria Júdice da Costa,  e Vasco de Lima Couto  para identificarem os arruamentos do Bairro dos Sete Céus. O Edital de 30/01/1987 fixou nos arruamentos do Bairro, para além António Aleixo (no Impasse 6) , os nomes do compositor João Lourenço Rebelo, do fadista Joaquim Cordeiro, da cantora Maria Júdice da Costa e dos poetas Ruy Cinatti e Vasco de Lima Couto.

António Aleixo (Vila Real de Santo António/18.02.1889 – 16.11.1949/Coimbra) foi um poeta popular,  cauteleiro e cantor popular de feira em feira, que nos deixou quadras sentenciosas e satíricas como : Sei que pareço um ladrão/Mas há muitos que eu conheço/Que sem parecer o que são/São aquilo que eu pareço ou Uma mosca sem valor/poisa, c’o a mesma alegria,/na careca de um doutor/como em qualquer porcaria.

A poesia daquele que ficou conhecido como poeta cauteleiro caracteriza-se por um tom dorido, irónico e até um pouco puritano de moralista, com a grande espontaneidade de quem sabendo ler não detinha qualquer  outra formação literária e trabalhou em inúmeros lugares como cantor popular de feira em feira (a partir de 1912), tecelão (1912 a 1919) , polícia (1922),  cauteleiro e vendedor de gravatas (1931-1933) e até servente de pedreiro (1928- 1930) em França.

O seu primeiro livro, Quando Começo a Cantar, começou-se a vender no dia 25 de abril de 1943, então domingo de Páscoa, por iniciativa do Circulo Cultural do Algarve e, as suas quadras encontram-se reunidas em mais três  livros:   Auto da Vida e da Morte (1948), Este Livro que Vos Deixo (1969) e Inéditos de António Aleixo (1978).

Freguesia de Santa Clara (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara

Freguesia de Santa Clara

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s