A artéria de Alfredo Guisado e Pedro de Menezes

Placa Tipo II - Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Placa Tipo II – Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

Alfredo Guisado que abandonou a revista Orpheu após a saída do nº2, desde 1977  que dá o seu nome ao que era o arruamento de ligação entre a Estrada de Benfica e a Rua Mariano Pina, na freguesia de São Domingos de Benfica, através da publicação do Edital de 10 de outubro.

A sugestão de topónimo partiu do Centro Escolar Republicano Almirante Reis que o queria a substituir o Largo da Graça, o que a edilidade recusou por alterar toponímia tradicional lisboeta, e criou-o no local onde ainda hoje vigora. A Câmara alfacinha voltou a homenagear este poeta em 22/01/2000, ao descerrar uma placa evocativa no nº 108 da Praça D. Pedro IV, onde se pode ler: « No 4º andar deste prédio, nasceu em 30 de Outubro de 1891, o poeta de Orpheu Alfredo Pedro Guisado».

Entrega da medalha de ouro da cidade à Sociedade Voz do Operário, representada pelo seu presidente, doutor Alfredo Guizado

Entrega da medalha de ouro da cidade à Sociedade Voz do Operário, pelo vice-presidente da CML, Luís Pastor de Macedo ao seu presidente,  Alfredo Guisado (Foto: Armando Serôdio, 1953, Arquivo Municipal de Lisboa)

Alfredo Pedro Guisado (Lisboa/30.10.1891 – 02.12.1975/Lisboa), era de ascendência galega e o seu pai era proprietário do Hotel e do Restaurante Irmãos Unidos, no nº 108 da Praça de Dom Pedro (só a partir de 26/03/1971 se passou a designar Praça D. Pedro IV), ponto de encontro do grupo Orpheu e, estabelecimento comercial afamado em Lisboa que encerrou em 1970.

Ficou como poeta ligado à revista Orpheu, onde publicou 13 sonetos, coligidos depois em 1918 no título Ânfora, sob o pseudónimo de Pedro de Menezes. Ainda sob o mesmo pseudónimo já publicara  os versos galegos Xente de Aldea (1912) e depois, Elogio da Paisagem (1915), As Treze Baladas das Mãos Frias (1916), Mais Alto (1917) e A Lenda do Rei Boneco (1920).

Como Alfredo Guisado estreou-se na literatura em 1913, com o livro de poemas Rimas da Noite e da Tristeza, seguido de Distância (1914). O seu último livro intitulou-se A Pastora e o Lobo (1974) e pelo meio são ainda de destacar  As Cinco Chagas de Cristo (1927) e Tempo de Orfeu 1915-1918 (1969). Usou o pseudónimo sendo modernista e, com o seu nome próprio foi também simbolista, decadentista e saudosista.

Licenciado em Direito desde o ano de 1921, Alfredo Guisado envolveu-se na política enquanto militante do Partido Republicano Português, tendo sido deputado, Presidente do Conselho Geral das Juntas de Freguesia de Lisboa, governador civil substituto de Lisboa (1922-1923) e vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1925).

Colaborou ainda em várias revistas e jornais, como a Alma Nova, a Atlântida, a Sudoeste e, o Diário de Lisboa e o República, onde foi até subdiretor e, como João Lobeira assinava a coluna «Papel Químico» e sátiras em verso ao Estado Novo.

Também se ligou ao movimento associativo tendo integrado a Associação dos Arqueólogos Portugueses e presidido à Sociedade Voz do Operário, para além de ter sido Presidente da Associação de Agricultores de Pias.

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica

Freguesia de São Domingos de Benfica

 

 

Anúncios

3 thoughts on “A artéria de Alfredo Guisado e Pedro de Menezes

  1. Pingback: Da Praça da Alegria à Praça do Suplício | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Os novos 26 topónimos dados de 25 de Abril de 1974 até às eleições autárquicas de 1976 | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Alterações de topónimos tradicionais rejeitadas: Largo do Pote de Água, Largo da Graça e Praça do Comércio | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s