Lisboa da última década do século XX: topónimos no feminino

lisboa-feminina-anos-90-0

A Câmara Municipal de Lisboa da última década do século XX, de 1990 a 2000 atribuiu 37 topónimos femininos, à média de 3,3 por ano, privilegiando as mulheres fadistas (7 ocorrências), a que se seguiram as atrizes (5) ex-aequo com as rainhas e princesas (5) e, as escritoras(4).

A edilidade lisboeta colocou neste anos na toponímia de Lisboa as fadistas Maria Teresa de Noronha e Hermínia Silva–  ambas no Bairro do Caramão da Ajuda – Lucília do Carmo em Caselas, para além de nomes do início do século como Maria Alice, Maria do Carmo Torres e Maria José da Guia no Bairro da Cruz Vermelha e, finalmente, Amália Rodrigues num Jardim. Em paralelo, também surgiram nomes ligados à música clássica como as compositoras Constança Capdeville, Francine Benoit e Madalena Perdigão, esta última por sugestão dos moradores do Bairro das Furnas, num Largo do próprio Bairro, para homenageá-la pela colaboração que deu à construção daquele aglomerado populacional.

As atrizes imortalizadas foram, por ordem cronológica, Amélia Rey Colaço, Helena Félix, Brunilde Júdice, Elvira Velez e Irene Isidro. As rainhas colocadas na toponímia lisboeta nos anos 90 resultaram 3 da oficialização de topónimos consagrados pelo uso no Bairro da Boavista – Rainha Santa Isabel, Rainha D. Catarina e Rainha D. Brites – para além da Rua de Santa Isabel na então freguesia com o mesmo nome e a pedido da Junta de Freguesia, bem como de D. Maria Ana d’Áustria, esposa de D. João V, numa artéria de Campolide onde a toponímia circundante se relaciona com o Aqueduto das Águas Livres.

lisboa-feminina-anos-90-11

As escritoras escolhidas foram Natália Correia no próprio ano da sua morte (1993) e numa rua da Graça, bairro a que estava ligada pela morada e pelo Botequim;  Fernanda de Castro num jardim do Restelo, pelo edital de 30 de julho de 1999, já que na sua poesia cantara os jardins de Lisboa; e ainda Maria Judite de Carvalho  e Wanda Ramos em ruas. A estas se somaram as investigadoras Profª. Maria de Lourdes Belchior, Profª. Margarida Vieira Mendes e Profª Maria Leonor Buescu.

Os restantes topónimos femininos escolhidos recaíram nas advogadas Elina Guimarães e Alcina Bastos, na locutora de televisão Alice Cruz  (falecida vítima de atropelamento) num jardim, na jornalista Vera Lagoa numa rua , na pintora Maria Helena Vieira da Silva numa Avenida, na assistente social Maria de Lurdes Pais Gomes numa rua do Bairro das Furnas onde trabalhou quase toda a sua vida e, na benemérita Maria Isabel Saint-Léger, uma das fundadoras das Cozinhas Económicas.

No âmbito das tradições locais foram ainda atribuídas a Rua da Samaritana em Campolide e o Largo das Galinheiras na freguesia da Charneca (hoje Santa Clara), para oficializar topónimos populares de há muitas décadas, bem como o Largo da Quinta das Salgadas, em Marvila.

Como novidades desta época saliente-se que 3 topónimos surgiram por sugestão da Assembleia Municipal de Lisboa – Rua Francine Benoit, Rua Helena Félix e Rua Hermínia Silva- e outros três, através do Pen Club – Rua Wanda Ramos, Rua Prof. Maria de Lourdes Belchior e Rua Profª. Margarida Vieira Mendes – assim como 2  resultaram da iniciativa de organizações de mulheres: a Rua Constança Capdeville por pedido da Comissão para a Igualdade dos Direitos das Mulheres e a Rua Natália Correia, por proposta da Associação das Mulheres Socialistas. Pela 1ª vez, foi também neste período que a Câmara Municipal de Lisboa assinalou o Dia Internacional da Mulher na toponímia da cidade, ao inaugurar em 8 de março de 1993 duas ruas dedicadas a mulheres: a Rua Helena Félix e a Rua Elvira Velez.

Por último, destaque-se que ao longo deste período a Comissão Municipal de Toponímia passou a somar já 5 mulheres: a vereadora Rita Magrinho, a Dr.ª Salete Salvado e a Dr.ª Assunção Júdice por serviços da CML, a Dr.ª Maria Calado em representação da Universidade Técnica de Lisboa e, Alice Vieira, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores.

lisboa-feminina-anos-90-2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s