A Rua Profª. Virgínia Rau em Telheiras

A historiadora Virgínia Rau tem o seu nome perpetuado numa artéria de Telheiras desde 1978, na zona que ficou conhecido como Bairro dos Professores.

A Rua Profª. Virgínia Rau ficou no Impasse 11 A da Zona de Telheiras, pelo Edital municipal de 27/02/1978, o qual consignou mais 26 topónimos, dos quais 14 foram todos em arruamentos de Telheiras e todos dedicados a Professores Universitários, sendo a primeira vez que Lisboa homenageou esta classe profissional em conjunto, o que originou que a zona ficasse conhecida como Bairro dos Professores. Os restantes escolhidos para além da Profª Virgínia Rau foram os historiadores Prof. Queiroz Veloso e Prof. Damião Peres; os historiadores de arte Prof. João Barreira, Prof. Luís Reis Santos e Prof. Mário Chicó; o historiador da Literatura Portuguesa Prof. Hernâni Cidade; os filósofos Prof. Delfim Santos e Prof. Vieira de Almeida; o matemático Prof. Bento de Jesus Caraça e, os médicos Prof. Mark Athias, Prof. Henrique Vilhena,  Prof. Pulido Valente e Prof. Fernando da Fonseca.

Virgínia Robertes Rau (Lisboa/04.12.1903 – 02.12.1973/Lisboa) foi uma mulher que se notabilizou como professora universitária da Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora de história económica. Da sua vasta obra publicada destaquem-se os Subsídios para o Estudo das Feiras Medievais Portuguesas (1943), Sesmarias Medievais Portuguesas (1946), Estudos de História Económica (1961), Portugal e o Mediterrâneo no Século XV (1973), Feiras Medievais Portuguesas (1982) e Estudos de História Medieval (1985).

Refira-se ainda a Virgínia Rau fundou e dirigiu o Centro de Estudos Históricos (Instituto de Alta Cultura) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (que é hoje o Centro de História da Universidade de Lisboa) , entre 1958 e 1973, para além de ter sido diretora da Faculdade de Letras no período de 1964 a 1969.

Foi agraciada com a Ordem da Instrução Pública em 1969.

Freguesia do Lumiar

Freguesia do Lumiar

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s