A Rua do Machadinho do Tabaco

Freguesia da Estrela (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Foto: Sérgio Dias)

Luís Dourdil expôs no decorrer da década de 80 do séc. XX na Galeria de Arte de São Bento,   sita na Rua do Machadinho, pelo que esta é também uma rua do roteiro alfacinha do pintor.

Esta artéria da Madragoa que liga a Travessa do Pasteleiro à Rua das Trinas terá sido a rua do Acipreste, de acordo com o olisipógrafo Luís Pastor de Macedo mas, já em 1805 surgia como Rua do Machadinho no Livro de óbitos da freguesia de Santos, «dado pelo vulgo em razão de nela ser erguer [no nº 20 da artéria] o palácio do Machadinho, assim conhecido por ter sido mandado restaurar ou edificar por José Machado Pinto, fidalgo cavaleiro da Casa Real, Coronel de Auxiliares e administrador geral do Contrato de Tabaco, que nele faleceu em 22 de Abril de 1771, deixando viúva D. Isabel de Sousa Ventaga (ou Vetingão).» 

José Machado Pinto, fidalgo da Casa Real, era colaborador próximo do Marquês de Pombal  e por este tinha sido encarregado dos negócios de tabaco do reino. Tornou-se proprietário do palácio seiscentista da família de D. Duarte d’Eça e Faria, na então Rua do Aciprestre do Mocambo, junto à desaparecida ermida de Nª Srª da Caridade também erguida pelos Eça, e levou a cabo uma reedificação, ampliação e redecoração do palácio por volta de 1755. Também com o intuito de ligar o seu palácio à Calçada da Estrela e a São Bento, de forma a permitir a passagem de carruagens, fez rasgar a expensas suas o Caminho Novo (hoje, Rua das Francesinhas).

Refira-se ainda que o Palácio do Machadinho foi a residência do embaixador de Espanha (1837), de António Feliciano de Castilho e do seu filho Júlio de Castilho (1851) e, que  em 1948 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Existe na zona também um Beco do Machadinho, que vai da Rua do Machadinho à Travessa do Pé-de-Ferro, que foi atribuído por Edital do Governo Civil de Lisboa de 01/09/1859 como nova denominação do antigo Beco do Loureiro.

Freguesia da Estrela

Freguesia da Estrela

 

Anúncios

One thought on “A Rua do Machadinho do Tabaco

  1. Pingback: Os Becos ou Vielas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s