A Avenida de Vasco da Gama que partiu de Belém para a Índia

Freguesia de Belém (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Foto: Sérgio Dias)

A Avenida Dom Vasco da Gama entra no roteiro toponímico lisboeta de Luís Dourdil  por estar sediada nesta artéria de Belém a Galeria Triângulo 48, onde entre 1993 e 2000 decorreram várias exposições póstumas do pintor.

Esta Avenida que liga a Avenida das Descobertas à Praça de Dom Manuel I, cujo topónimo foi atribuído por Edital de 29 de abril de 1948 na Avenida A e B do plano de Urbanização da Encosta da Ajuda, como a maioria dos restantes topónimos ( dezasseis) deste Edital, fixa nesta zona da cidade de cuja praia partiram outrora as naus de Vasco da Gama algumas figuras e lugares relacionados com a Expansão Portuguesa, a saber: a  Avenida da Índia, a Praça de Damão, a Praça de Dio e a Praça de Goa, Rua Soldados da Índia, a Rua Dom Lourenço de Almeida, a Rua Dom Cristóvão da Gama, a Rua Tristão da Cunha, a Rua Dom Jerónimo Osório, a Rua Fernão Mendes Pinto,a Rua Duarte Pacheco Pereira, a Rua São Francisco Xavier, a Rua Damião de Góis, a Rua Fernão Lopes de Castanheda, a Praça Dom Manuel I e a Praça do Império.

Vasco da Gama,  filho do marinheiro de D. João II Estêvão da Gama, irmão de Paulo da Gama e pai de Cristóvão da Gama, nasceu em Sines por volta de 1468, e notabilizou-se como o navegador que estabeleceu o caminho marítimo para a Índia. A sua frota partiu da praia do Restelo, em Belém, a 8 de julho de 1497,  e regressou a Lisboa em agosto de 1499. Vasco da Gama realizou uma nova viagem em 1502 voltando carregado de especiarias em 1504 e, foi reconhecido por D. João III que o nomeou vice-rei da Índia em 1524, onde chegou em setembro e aí acabou por falecer em dezembro.

Freguesia de Belém - Placa Tipo 2 (Foto: José Carlos Batista)

Freguesia de Belém – Placa Tipo 2
(Foto: José Carlos Batista)

 

Advertisements

2 thoughts on “A Avenida de Vasco da Gama que partiu de Belém para a Índia

  1. Pingback: A Guerra Colonial nascida há 56 anos, também no tabuleiro da Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Os Altos das 7 colinas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s