A Rua do advogado Barata Salgueiro e a urbanização da Avenida da Liberdade

Freguesia de Santo António (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santo António
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Barata Salgueiro é um topónimo fundamental no roteiro de Luís Dourdil por nela se encontrar a Sociedade Nacional de Belas-Artes, de que o pintor foi dirigente entre 1957 e 1963, assim como membro do seu Conselho Técnico em 1964 e, onde expôs inúmeras vezes no decorrer das décadas de 60, 70 e 80 do século passado.

Barata Salgueiro que dá nome ao arruamento era um advogado com escritório em Lisboa que cedeu gratuitamente e vendeu a preços reduzidos à Câmara da capital alguns terrenos para a o plano de urbanização da Avenida da Liberdade,  a partir do qual nasceram os os bairros de Barata Salgueiro  de um lado e, Camões, do outro.

Foi por decisão unânime na 19ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa de 6 de maio de 1882 que esta artéria perpendicular à Avenida da Liberdade, em direção à antiga Azinhaga do Vale do Pereiro, passou a homenagear o Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro (Oleiros/1814 – 06.05.1895/Lisboa), aliás na artéria onde ele tinha residência em esquina com a Avenida. Refira-se que nesta altura a edilidade era presidida por José Gregório da Rosa Araújo, o presidente responsável pela construção da Avenida da Liberdade entre 1879 e 1885 e, que veio a dar nome à Rua Rosa Araújo, paralela à Rua Barata Salgueiro, pelo Edital de 19/04/1887.

O Bairro de Barata Salgueiro data de 1882 e as suas ruas ganharam as denominações de Alexandre Herculano, Barata Salgueiro, Castilho, Mouzinho da Silveira e, cinco anos depois juntou-se a Rua Rosa Araújo. Esta última nasceu com as anteriores em 1882 como Rua Passos Manuel mas, por Edital de 04/03/1884, passou para Arroios junto com topónimos evocativos do Liberalismo como a Rua Angra do Heroísmo, a Rua Mindelo, a Rua José Estêvão e a Rua Rebelo da Silva. Refira-se ainda que as ruas Barata Salgueiro e Castilho foram calcetadas e iluminadas em 1886, ou seja, no ano da inauguração oficial da Avenida da Liberdade.

O Palacete Barata Salgueiro (Foto: Judah Benoliel, 19aa, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Palacete Barata Salgueiro
(Foto: Joshua Benoliel, 1ª década do séc. XX, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia de Santo António

Freguesia de Santo António

Anúncios

2 thoughts on “A Rua do advogado Barata Salgueiro e a urbanização da Avenida da Liberdade

  1. Pingback: A Rua do companheiro de Amadeu pela Bretanha | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua Flores do Lima nascida a 7 de julho e o Quarteto das 4 salas e 4 filmes | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s