A Rua da Adiça em Alfama

Freguesia de Santa Maria Maior - Placa Tipo I (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior – Placa Tipo I
(Foto: Sérgio Dias)

Porque Luís Dourdil privilegiou a figura humana na sua obra e, assim, pintou Alfama, as suas ruas e as suas varinas, publicamos hoje  a Rua da Adiça, em representação dos restantes topónimos da zona.

A Rua da Adiça, que hoje une o Largo de São Rafael à Rua Norberto de Araújo, foi um topónimo recuperado pela Câmara Municipal de Lisboa através do Edital de 22/06/1956. A antiga Rua da Adiça passara no séc. XIX a Calçada de S. João da Praça, por Edital municipal de 19/04/1893 e, segundo Luís Pastor de Macedo , «A mudança mereceu a Castilho palavras de censura, pois nenhuma razão era aduzida para a substituição do nome de um arruamento que existia, de certeza com aquela designação desde mil quatrocentos e setenta». Assim, em 1956, desde o seu início até aos n.ºs 51 e 68 (inclusive) a Calçada de São João da Praça voltou a denominar-se Rua da Adiça, passando o restante troço até ao Largo das Portas do Sol, a denominar-se Rua Norberto de Araújo.

A Comissão Consultiva Municipal de Toponímia aprovara na sua reunião de 19/01/1950 o projeto de revisão da toponímia de Lisboa, elaborado pelo Dr. Durval Pires de Lima, o qual incluía a reposição da Rua da Adiça. E seis anos depois, na sua reunião de 25/01/1956, a Comissão de Toponímia voltou ao assunto na sequência de uma sugestão do Vereador Augusto Pinto, apresentada em reunião de Câmara de 2 de janeiro, no sentido de ser atribuído o nome de Norberto Araújo a uma rua da capital, tendo concluído que «Depois de várias considerações, e tendo em vista igual sugestão apresentada pelo Senhor Matos Sequeira, em reunião de 16 de Dezembro último, emitiu o parecer de que o nome de Norberto Araújo denomine uma via pública de Alfama, que será o troço da Calçada de São João da Praça, com início nos números 53 e 70, até ao Largo das Portas do Sol e que se restitua ao restante troço a sua antiga denominação de Rua da Adiça.»

A origem deste topónimo é que já colheu diversas opiniões. José Pedro Machado defendeu que a Rua da Adiça foi buscar a sua designação ao sentido de «mina» e estaria relacionada com uma mina escavada por baixo da Cerca Moura pelos sitiantes, aquando da tomada de Lisboa aos Mouros por D. Afonso Henriques: a mina escavada teria sido repleta de lenha e ateada para provocar a derrocada da muralha e facilitar o acesso ao seu interior. Pastor de Macedo afirmou que o arruamento já assim se denominava em 1470 e Gomes de Brito referiu que o arruamento aparece com o nome de Rua da Driça na Estatística de 1552. Finalmente, David Lopes pugnou que este topónimo resultava do vocábulo árabe «Addica», que é uma espécie de junco comestível para os cavalos e usado na cordoaria.

Freguesia de Santa Maria Maior  (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s