O Largo da Academia Nacional de Belas Artes

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

O Largo da Academia Nacional de Belas Artes era em 1975 o Largo da Biblioteca Pública, morada da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde Luís Dourdil então expôs pintura e desenho, naquela que foi a sua 1ª exposição de cariz retrospetivo. Dourdil voltou a expôr lá obra sua numa mostra coletiva em 1988.

O topónimo Largo da Academia Nacional de Belas Artes foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, por Edital de 6 de abril de 1982 , ao antigo Largo da Biblioteca Pública, por via de um pedido formulado pela própria Academia Nacional de Belas Artes, argumentando ter a sua sede naquele local e porque a Biblioteca Pública (Biblioteca Nacional) que   desde 1837 ocupava o Convento de São Francisco e assim dava nome ao largo, havia sido transferida na década de 70 do séc. XX para o Campo Grande.

A Academia de Belas Artes começou a funcionar desde 1837 nos dois pavimentos inferiores do antigo convento de São Francisco da Cidade, após a criação por decreto da rainha D. Maria II, em  outubro de 1836 e, por iniciativa de Passos Manuel, que foi quem fez referendar os três decretos relativos à Academia: o primeiro para criar a Academia; o segundo, para a instalar no   convento de São Francisco da Cidade e, com uma biblioteca de Belas Artes; e o último, para nomear  as pessoas constantes duma relação que acompanhava o mesmo decreto para os diversos empregos da Academia.

No reinado D. Luís, a Academia de Belas Artes passou a ser designada por Academia Real de Belas-Artes (decreto de 22 de março de 1862) e, em 1881, houve uma reforma no ensino artístico, dando-se a separação entre a Escola de Belas Artes de Lisboa, com fins didáticos, e a Academia Real de Belas Artes, com fins culturais.

O Governo Provisório da República extinguiu-a em 1911, sucedendo-lhe a 29 de maio de 1911 o Conselho de Arte e Arqueologia.  Foi restaurada pelo decreto n.º 20 977 em 1932, com o nome de Academia Nacional de Belas Artes, por iniciativa do então ministro da Instrução Pública.

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

Advertisements

One thought on “O Largo da Academia Nacional de Belas Artes

  1. Pingback: A Rua de São Lázaro ou 20 de Abril de 1911 | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s