A arte moderna de Dourdil na Rua Dr. Nicolau de Bettencourt

Freguesia das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Doutor Nicolau Bettencourt integra-se no roteiro toponímico de Luís Dourdil por nela encontrarmos desde 1983 o CAM – Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em cujo espólio está o pintor representado com 12 telas.

Esta rua nasceu a partir de um pedido dos C.T.T. (procº nº 14463/69) para que se atribuísse denominação ao troço da Estrada de Benfica, compreendido entre o Largo de São Sebastião da Pedreira e o Largo conhecido vulgarmente por Praça de Espanha, o que aconteceu com a publicação do Edital de 31 de março de 1970.

E assim, com a legenda «Brigadeiro-Médico/1900 – 1965» foi nesta artéria perpetuado Nicolau José Martins de Bettencourt (Lisboa/01.08.1900 – 28.09.1965/Lisboa) que na Faculdade de Medicina de Lisboa concluiu o curso em 1924, com a tese «A reacção de Meinicke» e, dois anos depois, também o curso de Medicina Tropical. Ao longo da sua carreira militar e clínica trabalhou no Hospital Militar da Terceira que acumulou com as funções de chefe do Serviço da Ilha (até 1944); foi professor do Instituto de Altos Estudos Militares (a partir de 1948), bem como na Escola do Serviço de Saúde Militar que viria a dirigir (1950 a 1955), assim como foi instrutor dos cursos de oficiais milicianos e de enfermeiros militares das escolas centrais de Defesa do Território e, dos cursos de enfermagem da Cruz Vermelha; dirigiu o Hospital Militar de Belém (1945 a 1949) e o Hospital Militar Principal (a partir de 1957) bem como o Serviço de Saúde da Legião Portuguesa e, como adjunto, o da clínica médica da Federação dos Serviços Médicos das Caixas de Previdência. O Dr. Nicolau de Bettencourt desempenhou ainda os cargos de Inspector da instrução do Serviço de Saúde Militar em 1960 e 1961 e de director dos Serviços de Saúde Militar, em 1962.

Refira-se por último que sob a presidência do general França Borges na Câmara Municipal de Lisboa, foi ainda vereador, no mandato de 1960 a 1963.

A Rua Dr Nicolau de Bettencourt  em 1970 (Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua Dr Nicolau de Bettencourt em 1970
(Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

Anúncios

One thought on “A arte moderna de Dourdil na Rua Dr. Nicolau de Bettencourt

  1. Pingback: Quatro médicos militares na toponímia de Lisboa em 1970 | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s