O Largo Artur Bual em Marvila

Freguesia de Marvila (Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Marvila
(Foto: Rui Mendes)

O Largo Artur Bual partilha o mesmo Edital de atribuição que o Largo Luís Dourdil, datado de 26/12/2001, na mesma freguesia de Marvila. Aliás, ambos se conheciam e Bual dedicou mesmo a Dourdil um Retrato Imaginário, no âmbito da Exposição/Homenagem realizada a Luís Dourdil na Galeria do Casino Estoril em 1990, para além de ambos os pintores serem citados como representantes do informalismo/minimalismo.

Dourdil ficou no arruamento com entrada pela Rua Dinah Silveira de Queiroz (Zona L de Chelas) e a Bual coube o largo formado pelas Ruas Q5A e Q5B da Zona L de Chelas. Pelo mesmo Edital foram também atribuídos arruamentos aos pintores Eduarda Lapa (Rua G da Zona L de Chelas), Mário Botas ( Rua Z da Zona L de Chelas) e Severo Portela (Rua B – B’ da Zona L de Chelas).

Artur Mendes de Sousa Bual (Lisboa/16.08.1926 – 11.01.1999/Amadora), cursou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e, em 1947, iniciou a sua carreira na pintura, tendo ainda entre 1959 e 1960 sido bolseiro da Gulbenkian em Paris. Foi um dos 24 escolhidos para o Salão da Jovem Pintura da Galeria de Março de 1953 e, na mesma década participou no I Salão de Arte Abstrata (1954), no I Salão Moderno da SNBA (1958) e no Salão dos Novíssimos do SNI (1959), tendo regressado à abstração nos anos 80 e utilizado as palavras espaço, desintegração, força, abismo, reflexo , despertar, fuga, dor, angústia e revolta como títulos de quadros seus. Entre 1952 e 1999 participou em mais de 60 exposições, individuais ou conjuntas, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França, no Brasil, nos EUA, na Holanda, na Bélgica, em Espanha e na Checoslováquia.

Artur Bual que cultivou também a escultura e a cerâmica foi mais destacado enquanto pintor da tendência do abstracionismo e, assim iniciador em Portugal do gestualismo em 1958, para além de cultor do expressionismo lírico e do  informalismo/minimalismo, tendo produzido inúmeros quadros com Cristo e com mulheres como temáticas. Colaborou ainda com Carlos Avilez e com Francisco Relógio como diretor plástico em várias cenografias no Teatro Experimental de Cascais e do Porto. Foi diretor gráfico da revista de arte e letras Contravento e, ilustrou livros como Instinto Supremo de Ferreira de Castro ou As Alegres Noites de Um Boticário de Miguel Barbosa. Executou também painéis cerâmicos para a estação da CP da Amadora de 1993.

A obra de Bual está representada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu Nacional de Arte Contemporânea e no Museu Amadeo de Souza Cardoso de Amarante, assim como exposta no Palácio da Justiça de Lisboa, no Centro de Formação Profissional de Pegões, na sede do Governo Regional dos Açores, e em doze capelas do Alentejo e Ribatejo.

Como prémios somou, entre outros, o Prémio Nacional Amadeo de Souza Cardoso e o 3º Prémio do Sindicato dos Críticos de Arte na I Bienal de Paris (ambos em 1959), o 1º Prémio do II Salão de Arte Moderna da Junta de Turismo da Costa do Sol (1964), o  Prémio Artes Plásticas das revistas Eles e Elas e Nova Gente em 1983 e 1984, o Prémio Movimento Arte Contemporânea- Carreira (1997) e, a homenagem da Galeria Municipal da Amadora que passou a ter o seu nome deste artista no próprio ano da sua morte.

Freguesia de Marvila - Placa Tipo II (Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Marvila – Placa Tipo II
(Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Marvila

Freguesia de Marvila

Anúncios

3 thoughts on “O Largo Artur Bual em Marvila

  1. Pingback: A Rua do pintor de Almodôvar, Severo Portela | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua Mário Botas em Marvila | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua Eduarda Lapa em Marvila | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s