A Rua do pintor de Almodôvar, Severo Portela

Freguesia de Marvila (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Marvila
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Severo Portela partilha o mesmo Edital de atribuição que o Largo Luís Dourdil, datado de 26/12/2001, na mesma freguesia de Marvila. Dourdil ficou no arruamento com entrada pela Rua Dinah Silveira de Queiroz (Zona L de Chelas) e a  Severo Portela coube a Rua B – B’ da Zona L de Chelas.

Pelo mesmo Edital foram também atribuídos arruamentos aos pintores Artur Bual  (largo formado pelas Ruas Q5A e Q5B da Zona L de Chelas), Eduarda Lapa (Rua G da Zona L de Chelas) e Mário Botas ( Rua Z da Zona L de Chelas).

SeveroPortela

Severo Portela Júnior (Coimbra/10.09.1898 – 08.07.1995/Lisboa) logo no liceu foi aconselhado a matricular-se na Escola de Belas Artes de Lisboa e, aí cursou escultura e foi discípulo de Simões de Almeida (Sobrinho). Mas com apenas 22 anos, foi viver para Almodôvar, por ser a terra da pintora Maria José Carrilho Marreiros, que se tornou a sua esposa e, dedicou-se à pintura. Em 1933, foi ainda bolseiro da Junta de Educação Nacional para aperfeiçoamento de técnicas de pintura em Espanha, França e Itália.

Na obra de Severo Portela o  Alentejo é uma constante  sendo ícones disso as suas telas Motivos de Cozinha Alentejana, As Bruxas de Almodôvar, Os de Almodôvar, A Ceifeira Bonita, Ceifeiro, Mestre Xico e Abegãos .

Em Lisboa tem obra exposta na capela baptismal da Igreja de S. João de Brito e no altar-mor da Igreja do Santo Condestável, um painel alusivo ao Código Civil no Palácio da Justiça, um painel sobre o comércio do Oriente e a Casa dos Vinte e Quatro na União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa, um mural alusivo à Rainha na Escola D. Luísa de Gusmão, um painel alegórico à Escola de Sagres no Museu da Marinha e uma tapeçaria alusiva a D. Fuas Roupinho no Palácio de Belém. Nesta cidade tinha também um atelier onde pintava em frente ao Tejo.

Este pintor realizou ainda diversos trabalhos por todo o país entre os quais se destacam painéis no Palácio de Justiça do Porto e no Palácio de Justiça da Covilhã, um mural referente a Moisés e à Lei no Tribunal de Bragança, uma tapeçaria no Tribunal de Almada, bem como a decoração da sala de audiências do Tribunais de Beja, Viseu, Golegã e Setúbal; um mural na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, um fresco na Faculdade de Medicina de Coimbra, painéis no Liceu de Bragança, na Escola Secundária D. Manuel I (Beja) e na Escola Técnica de Moura, a Nau Catrineta do refeitório da Escola Náutica Infante D. Henrique (Paço de Arcos); a decoração do Grémio da Lavoura de Beja e os painéis do Foral da Câmara Municipal de Beja; bem como a decoração da Capela Baptismal da Igreja Matriz de Almodôvar, os frescos da Igreja de Santo Isidro de Pegões, a  Ceia de Emaúz e o retrato do Bispo D. José na Sé Catedral de Beja.

A sua obra está representada no Museu Municipal Severo Portela em Almodôvar, criado em 1983, com parte do espólio do pintor, no Museu da Cidade (Lisboa), no Museu de Arte Contemporânea/Museu do Chiado de Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa), no Museu Rainha D. Leonor (Beja), no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), no Museu do Caramulo, no Museu Soares dos Reis (Porto) e,  no Museu Grão Vasco (Viseu).

Em paralelo com a sua carreira artística, Severo Portela  foi um proprietário agrícola que desempenhou o cargo de Presidente do Grémio da Lavoura de Almodôvar e que foi Procurador à Câmara Corporativa por designação do Conselho Corporativo, na qualidade de artista plástico  e, deputado na XI Legislatura, de 25 de novembro de 1969 a 28 de abril de 1973.

Freguesia de Marvila

Freguesia de Marvila

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s