A Rua de Santo Estêvão em Alfama

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

Esta Rua de Santo Estevão que une a Rua do Vigário ao Largo de Santo Estêvão é a antiga Rua Direita de Santo Estêvão a que a deliberação camarária de 16/08/1881 retirou o qualificativo «Direita» e como o nome indica nasceu da proximidade à igreja da mesma invocação.

Como refere o olisipógrafo Norberto de Araújo (Peregrinações em Lisboa, vol. X) «A freguesia paroquial de Santo Estêvão existia, com igreja própria neste logar, já seguramente em 1295, mas parece certo que teve comêço ainda no século XII, pois há num documento antigo uma referência que faz recuar a fundação a 1183. No final do século XIII pertencia a Igreja ao padroado real, e D. Deniz a doou então (1295) à diocese de Lisboa, cujo bispo era D. João Martins de Guilhãis. Foi reconstruída em 1316 e em 1543, ostentando-se em cinco naves, as quais corresponderiam, porventura, apenas a divisões teóricas demarcadas por colunas de apoio, não se devendo dar a essas naves um significado específico arquitectónico. De 1733 a 1740 Santo Estêvão foi reedificado de alto a baixo, pois o velho templo estava de tal modo em velhice, senão ruína, que houve de ser demolido. Quando do Terramoto esta Igreja, que ostentava na frontaria uma imagem de pedra do protomártir padroeiro, sofreu alguns estragos, sobretudo no côro e na capela-mór; estava reparada em 1773, ficando apenas com uma tôrre das duas que mostrava no meado daquêle século. De 1833 a 1848 voltou a receber benefícios, podendo afirmar-se que Santo Estêvão actual é o de 1740, e admitir-se que conserva materiais do templo reconstruído do século XVI».

Nesta zona existe também o Largo de Santo Estêvão (na confluência da Rua Guilherme Braga, Rua do Vigário e Escadinhas de Santo Estevão), a Calçadinha de Santo Estêvão (da  Rua dos Remédios às Escadinhas de Santo Estevão) e as Escadinhas de Santo Estêvão (da  Rua dos Remédios à Calçadinha de Santo Estêvão).

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

 

Anúncios

2 thoughts on “A Rua de Santo Estêvão em Alfama

  1. Pingback: Lisboa das Escadinhas, Escadas e Escadaria | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: As Calçadas e Calçadinhas lisboetas | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s