Do Beco da Amendoeira à Rua dos Corvos

A Rua dos Corvos pintada por Alfredo Keil (Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua dos Corvos pintada por Alfredo Keil
(Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

Esta Rua dos Corvos, que liga hoje a Calçada de São Vicente às Escadinhas do Arco de Dona Rosa, já foi Beco da Amendoeira e Beco de São Vicente e, fixou-se com este topónimo no mesmo ano em que a edilidade lisboeta solicitou autorização para usar o seu brasão com uma barca e dois corvos.

O Beco da Amendoeira por Edital do Governo Civil de Lisboa de 1 de setembro de 1859 passou a denominar-se Beco de São Vicente e, 38 anos depois, por Edital municipal de 4 de fevereiro de 1897, ficou com a designação de Rua dos Corvos.

O traçado deste arruamento, ainda como Beco da Amendoeira, surge já nas plantas de Lisboa após a remodelação paroquial de 1770, mas a sua transformação em Rua dos Corvos parece estar ligada ao licenciamento do brasão de Lisboa, porque ocorrem ambos no mesmo ano de 1897.

A insígnia da cidade de Lisboa começou por ser uma simples barca, com dois corvos, um à proa e outro à popa  e assim surge num selo da Câmara de 1233. Esta iconografia que se repete em 1336 e 1360 nos chafarizes do Andaluz e de Arroios, simboliza a viagem que as relíquias de São Vicente, o santo padroeiro da cidade de Lisboa,   fizeram do promontório de Sagres para Lisboa em 1173, protegidas por corvos segundo a tradição. Em 1897, a Câmara não possuía qualquer título legal que lhe autorizasse o brasão e solicitou-o tendo conseguido através do alvará régio de 31 de março de 1897 que ratifica e confirma as armas de Lisboa.

Neste ano de 2015 passou a existir em Lisboa mais um outro topónimo que menciona corvos: o Terreiro dos Corvos ao Parque das Nações, topónimo herdado dos arruamentos do Parque das Nações que pertenciam ao concelho de Loures e que este ano foram oficializados  pelo Edital de 06/05/2015.

Rua dos Corvos mapa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s