Rua a um vigário desconhecido

Rua do Vigário entre 1898 e 1908 (Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua do Vigário entre 1898 e 1908
(Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

Esta Rua do Vigário que liga a Rua dos Remédios à Rua das Escolas Gerais, tal como o Beco próximo com o mesmo nome, configuram uma homenagem a um vigário  hoje desconhecido.

Já o olisipógrafo Norberto Araújo, na década de 40 do século XX, nas suas Peregrinações em Lisboa afirmava que «Quem fôsse o Vigário que se celebra nesta velha artéria de Santo Estêvão, ignoro. À direita, até aos Remédios, tôda a rua se desdobra em prédios de dois tipos: século XVIII e século passado, estes renovados de anterior tessitura construtiva. É cheia de bizarria, policroma, aguarelada de seu natural, esta face norte da muito antiga serventia, que do lado sul, á nossa direita, beneficiou de demolições já no actual século [séc. XX], e que dão largueza à rua.»

Em ternos documentais, a Rua do Vigário surge nas descrições paroquiais anteriores ao terramoto de 1755 na freguesia de S. Estevão de Alfama e nas plantas após a remodelação paroquial de 1780, bem como em 1858 no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, e a partir da 2ª metade do século XIX  encontra-se na documentação municipal prova de bastantes prédios a ruir nesta artéria e consequentes pedidos de reconstrução dos mesmos ou de construção de novos prédios. Encontramos ainda com data de 25 de maio de 1897 a indicação de uma propriedade a expropriar para  alargamento da Rua do Vigário e um plano para o seu alargamento, da autoria do arqº José Luís Monteiro , de 7 de julho de 1907.

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “Rua a um vigário desconhecido

  1. Pingback: Lisboa do caminho, do casal, do sítio, do terreiro e do outeiro | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Os Becos ou Vielas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s