A Rua do 1º Barão português

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua do Barão, que faz a ligação da Rua São João da Praça à Rua Augusto Rosa, de acordo com os olisipógrafos Pastor de Macedo e Gomes de Brito, homenageia o 1º Barão português, João Fernandes da Silveira, o 1º Barão de Alvito.

Luís Pastor de Macedo defende a mesma tese que Joaquim Gomes de Brito para a origem deste topónimo: o ter residido no local o 1º Barão de Alvito, João Fernandes da Silveira (1420 – 1484), chanceler-mor de D. Afonso V e de D. João II. Na sua época era o único barão que havia em Portugal, título que lhe foi conferido por D. Afonso V por carta régia  de 27 de abril de 1475. Doutor em leis como seu pai, foi juiz desembargador, Vice-Chanceler do Reino e Chanceler-Mor interino e, já no reinado de D. João II foi Escrivão da Puridade, Chanceler-Mor e Vedor da Fazenda , apontando o seu percurso no sentido da crescente burocracia régia ser veículo para a titulação nobiliárquica.

João Fernandes da Silveira desempenhou ainda algumas vezes o cargo de embaixador, sendo de destacar quando negociou o matrimónio da Infanta D. Leonor, irmã de D. Afonso V, com o Imperador Frederico III da Germânia em 1451.  O seu filho, D. Diogo Lobo da Silveira, foi confirmado como 2º  barão,  por D. João II em 1489 e, depois também por D. Manuel I.

Ainda segundo Pastor de Macedo, a rua terá tido outras denominações, como rua que vay pera a porta dalfama (1486), Rua do Barão (1552), Rua do Barão Velho (1554), voltando depois a Rua do Barão.

Refira-se ainda que o Largo do Conde Barão também se refere a esta família dos Barões de Alvito, que mais tarde foram Condes-Barões, já que aqui tinham o seu palacete desde o final do séc. XV e o abandonaram logo a seguir ao terramoto de 1755.

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s