A Rua do 1º Barão português

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua do Barão, que faz a ligação da Rua São João da Praça à Rua Augusto Rosa, de acordo com os olisipógrafos Pastor de Macedo e Gomes de Brito, homenageia o 1º Barão português, João Fernandes da Silveira, o 1º Barão de Alvito.

Luís Pastor de Macedo defende a mesma tese que Joaquim Gomes de Brito para a origem deste topónimo: o ter residido no local o 1º Barão de Alvito, João Fernandes da Silveira (1420 – 1484), chanceler-mor de D. Afonso V e de D. João II. Na sua época era o único barão que havia em Portugal, título que lhe foi conferido por D. Afonso V por carta régia  de 27 de abril de 1475. Doutor em leis como seu pai, foi juiz desembargador, Vice-Chanceler do Reino e Chanceler-Mor interino e, já no reinado de D. João II foi Escrivão da Puridade, Chanceler-Mor e Vedor da Fazenda , apontando o seu percurso no sentido da crescente burocracia régia ser veículo para a titulação nobiliárquica.

João Fernandes da Silveira desempenhou ainda algumas vezes o cargo de embaixador, sendo de destacar quando negociou o matrimónio da Infanta D. Leonor, irmã de D. Afonso V, com o Imperador Frederico III da Germânia em 1451.  O seu filho, D. Diogo Lobo da Silveira, foi confirmado como 2º  barão,  por D. João II em 1489 e, depois também por D. Manuel I.

Ainda segundo Pastor de Macedo, a rua terá tido outras denominações, como rua que vay pera a porta dalfama (1486), Rua do Barão (1552), Rua do Barão Velho (1554), voltando depois a Rua do Barão.

Refira-se ainda que o Largo do Conde Barão também se refere a esta família dos Barões de Alvito, que mais tarde foram Condes-Barões, já que aqui tinham o seu palacete desde o final do séc. XV e o abandonaram logo a seguir ao terramoto de 1755.

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

 

Anúncios

One thought on “A Rua do 1º Barão português

  1. Pingback: A Rua da Fábrica das Moagens Aliança na Rua de Xabregas | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s