A Rua Eiffel

Freguesia das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

O autor da torre de ferro de 300 metros de altura que se tornou um símbolo de Paris, dá em Lisboa nome à artéria que faz a ligação entre a Avenida Elias Garcia e a Avenida Visconde de Valmor.

Não existem registos do Edital da Rua Eiffel, mas supõe-se que o topónimo seja do início da década de 40 do século XX, já que se encontram no Arquivo Municipal de Lisboa registos de escrituras de 1941, 1942 e 1943 para esta artéria, e a Comissão Municipal de Toponímia, criada em 1943, na sua reunião de 14 de novembro de 1944, confirma o topónimo com a indicação de que seja «Rua Engenheiro Eiffel em vez de Rua Eiffel.» Datado de 1944 também se encontra o projeto do arqº Veloso dos Reis Camelo para um bloco de construções para a Rua Eiffel, considerado de arquitectura civil residencial do Estado Novo, também conhecido como estilo Português Suave.

Mais tarde, encontram-se também pareceres da Comissão Municipal de Toponímia de 25/01/1956 para que os letreiros toponímicos sejam «Rua Eiffel», bem como de 04/06/1957 para figurar como «Rua Eiffel/Engenheiro Francês/1832-1923».

Alexandre Gustave Eiffel (Dijon/15.12.1823 – 27.12.1923/Paris), foi um engenheiro químico francês, sobretudo conhecido por ser o autor da torre de ferro de 300 metros de altura, levantada no Campo de Marte em Paris, para a Exposição Universal de 1899, conhecida como Torre Eiffel.

Em 1867 fundou os estabelecimentos de Levallois-Perret que impulsionaram obras da engenharia do ferro. São de destacar também os seus viadutos de Sin Ole, Garabit e Viana do Castelo, a ponte metálica D. Maria Pia, o pavilhão de Paris na Exposição de 1878 e, a ossatura metálica da Estátua da Liberdade.

Refira-se ainda que Eiffel viveu em Portugal entre 1875 e 1877 para acompanhar a construção da Ponte Maria Pia e teve casa em Barcelos.

Rua Eiffel cerca de 1949 (Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua Eiffel cerca de 1949
(Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia das Avenidas Novas

Freguesia das Avenidas Novas

Anúncios

One thought on “A Rua Eiffel

  1. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s