A Rua Comandante Costeau do Calypso

0 costeau jaques

O Comandante Costeau,  cujas aventuras no seu Calypso ainda perduram nas memórias televisivas de muitos de nós, dá o seu nome a uma rua do Parque das Nações, herança lisboeta da Expo 98 subordinada  ao tema Os oceanos: um património para o futuro.

A Expo 98 nomeou os os arruamentos do evento com topónimos ligados aos oceanos, aos Descobrimentos Portugueses, aos aventureiros marítimos da literatura e banda desenhada mundial, a figuras de relevo para Portugal, a escritores portugueses ou títulos de obras suas e ainda juntou alguns ligados à botânica. Após a reconversão da zona em Parque das Nações foram estes 102 topónimos oficializados pelo Edital municipal de 16/09/2009, sendo a Rua Comandante Costeau definida do Passeio dos Heróis do Mar à Alameda dos Oceanos. Mais recentemente, por Edital municipal de 06/05/2015, foram também oficializados mais 60 topónimos do Parque das Nações Norte.

Jacques-Yves Costeau (França – Saint André de Cubzac/ 11.06.1910 – 25.06.1997/Paris-França), foi um oficial da marinha francesa que ficou mundialmente conhecido como oceanógrafo, pelas suas viagens de pesquisa a bordo do seu Calypso. Com Émile Gagnan inventou o aqualung (equipamento de mergulho que substituiu os pesados escafandros), assim como foi piloto de testes da criação de aparelhos de ultrassom para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.

O Comandante Costeau realizou ainda 4 longas-metragens e 70 documentários para televisão, tendo mesmo conquistado um Óscar em 1956 com o documentário O mundo silencioso, filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho.

Freguesia do Parque das Nações (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia do Parque das Nações
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia do Parque das Nações

Freguesia do Parque das Nações

Anúncios

2 thoughts on “A Rua Comandante Costeau do Calypso

  1. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Novembro: As Ruas dos Cinemas de Lisboa – a partir de amanhã | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s