A Rua de Fleming que descobriu a penicilina

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

Alexandre Fleming, o cientista que descobriu a penicilina, está desde a publicação do Edital municipal de 30/09/1997  a dar o seu nome à Rua D à Rua Lúcio de Azevedo, na freguesia de São Domingos de Benfica.

A sugestão do  topónimo partiu do advogado Joaquim de Montezuma de Carvalho à Comissão Municipal de Toponímia, a qual deu parecer positivo.

fleming alexander

Alexander Fleming (Grã-Bretanha- Lochfield/06.08.1881 – 11.03.1955/Londres) foi um médico e bacteriologista escocês, que em 1929 descobriu a Penicilina, feito que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina em 1945, conjuntamente com H. Florey e E. Chain. Quando em setembro de 1928 estudava o vírus da gripe, Fleming descobriu um fungo ou bolor, que foi chamado de Penicillium notatum e se mostrou um agente poderoso no combate a infecções. A partir daqui Howard Walter Florey, Ernest Boris Chain e Norman Heatley foram os cientistas que transformaram a penicilina em medicamento antibiótico.

A penicilina permitiu salvar a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha da II Guerra Mundial e, também foi graças a este medicamento que doenças infecciosas como  a difteria, a febre reumática, a gonorreia, a pneumonia, a sífilis,  a tuberculose e as infecções pós-parto se tornaram curáveis.

Formado em medicina em 1906 pela Universidade de Londres, Fleming executou trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia e, já em 1923, descobrira a proteína antimicrobiana lisozima. A sua área de pesquisa centrava-se sobretudo em encontrar bactericidas que não fossem tóxicos ao organismo humano já que a sua passagem como médico militar nas frentes de batalha em França da I Guerra Mundial o impressionaram pela enorme mortalidade nos hospitais de campanha.

Freguesia de São Domingos de Benfica

Freguesia de São Domingos de Benfica

Anúncios

One thought on “A Rua de Fleming que descobriu a penicilina

  1. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s