A Avenida Infante Santo

Freguesia da Estrela (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Foto: Sérgio Dias)

D. Fernando, que ficou conhecido como o Infante Santo, tal como o seu pai, e seus irmãos D. Duarte e Infante D. Henrique, participou na conquista de Ceuta e desde 1949 que dá nome a uma Avenida lisboeta.

Conforme o Edital de 13 de maio de 1949 «o  arruamento em construção, que ligará a Avenida 24 de Julho à Estrela, compreende parte da Rua Tenente Valadim,  desde o término da curva do prédio do Estado (Instituto Maternal); parte da Travessa dos Brunos prédios nºs 22 e 24 e, ainda, a Rua da Torre da Pólvora» passou a ser a Avenida Infante Santo.

Infante Santo foi o nome pelo qual ficou conhecido D. Fernando (Santarém/29.09.1402 – 05.06.1433/Fez), 8º filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, o mais novo dos membros da Ínclita Geraçãoque faleceu em cativeiro após a tentativa da conquista de Tânger. Foi pelo seu sacrifício em nome dos interesses nacionais que ganhou o epíteto de Infante Santo.

Aos 34 anos, D. Fernando seguiu na armada que abalou do porto de Lisboa em 22 de agosto de 1437, comandada pelo seu irmão Infante D. Henrique, para conquistar Tânger. Os portugueses foram obrigados a render-se, para evitar a chacina total dos portugueses, estabeleceu-se uma rendição pela qual as forças portuguesas se retiram, deixando o infante prisioneiro como penhor da devolução de Ceuta. Faleceu ao fim de 6 anos de cativeiro e os seus restos mortais voltaram a Portugal no tempo de D. Afonso V, tendo estado depositados no convento do Salvador, em Lisboa, de onde foi transferido para o convento da Batalha, ficando na capela de D. João I, seu pai. O seu culto religioso foi aprovado em 1470 e incluído no rol dos beatos portugueses.

Edital de 00/000/1940

Edital de 13/05/1949

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s