A Rua do embaixador Marquês de Soveral

Ilustração Portuguesa, 03.05.1904

Ilustração Portuguesa, 03.05.1904

O diplomata Marquês de Soveral, um dos Vencidos da Vida, dá nome a uma artéria do Sítio de Alvalade desde o ano de 1955, ou seja, 33 anos após o seu falecimento.

Na reunião de 20 de julho de 1955 a Comissão Consultiva Municipal de Toponímia analisou a toponímia a atribuir aos novos arruamentos do Sítio de Alvalade e foi aceite a sugestão do olisipógrafo Luís Pastor de Macedo, então vice-presidente da Câmara, para que no local fosse prestada homenagem a personalidades ligadas às Letras e às Artes e, assim, o topónimo Rua Marquês do Soveral foi atribuído à antiga Rua 26 A do Sítio de Alvalade, pelo edital de 20/10/1955. Pelo mesmo edital e no mesmo local foram atribuídos os nomes de mais três membros do grupo Vencidos da Vida (Rua Carlos Lobo d’ Ávila, Rua Conde de Arnoso e Rua Conde de Ficalho), do pintor Constantino Fernandes, do político, jornalista e escritor Carlos Malheiro Dias e do diretor do Colégio Militar e da Escola Industrial Marquês de Pombal Coronel Marques Leitão.

Luís Maria Pinto de Soveral (São João da Pesqueira/28.05.1850 – 05.10.1922/Paris) foi o 1º Marquês de Soveral e diplomata desde 1873, após se formar em Ciências Políticas e Administrativas na Universidade de Lovaina, tendo prestado serviço em Madrid, Viena, Berlim, Roma e Londres, sendo que nesta última cidade foi colocado desde 1890 e contribuiu para atenuar os efeitos do Ultimato bem como para impedir a partilha dos territórios ultramarinos portugueses entre a Alemanha e a Inglaterra, para além de lhe ter granjeado a amizade de Eduardo VII de Inglaterra. O Marquês de Soveral foi também Ministro dos Negócios Estrangeiros, de 1895 a 1897.

Freguesia de Alvalade (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade

Freguesia de Alvalade

Anúncios

One thought on “A Rua do embaixador Marquês de Soveral

  1. Pingback: A Rua dedicada ao Alferes Malheiro, do 31 de janeiro de 1891 para capitão do exército brasileiro | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s