A Rua do catedrático José Maria Rodrigues

Freguesia de Alcântara (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alcântara
(Foto: Sérgio Dias)

Desde a publicação Edital municipal de 13/05/1949 que a Freguesia de Alcântara acolhe a Rua José Maria Rodrigues, até então apenas denominada como Rua B à Rua dos Lusíadas ou à Rua Luís de Camões, homenageando um catedrático consagrado pelos seus estudos sobre Camões, junto à Rua dos Lusíadas (topónimo de 18/11/1910) e à Rua Luís de Camões (topónimo de 1880).

josemariarodrigues

José Maria Rodrigues (Gondim/27.06.1857 – 20.01.1942/Lisboa) foi um professor catedrático, licenciado em Teologia em 1886 e doutorado em 1888, que se dedicou aos estudos camonianos e aspirava tornar Os Lusíadas a base da educação nacional.

Lente desde 1888 foi também capelão da Capela da Universidade, secretário da Faculdade de Teologia e bibliotecário efectivo da Biblioteca da Universidade de Coimbra.

Foi também desde 1902 professor da Faculdade de Letras de Lisboa, onde regeu até 1928, ano em que se jubilou, os cursos de Latim e Grego, Filologia Clássica, Estudos Camonianos, Literatura Portuguesa e Línguas e Literaturas Alemã e Inglesa. Entre 1895 e 1902 também exerceu o cargo de reitor do Liceu do Carmo e, em 1894, interrompeu 1894 a docência universitária em Coimbra para colaborar na reforma do ensino secundário liderada por Jaime Moniz e nesse período foi também preceptor dos príncipes, trabalhando na Casa Real.

A sua obra centra-se nos estudos camonianos, em que se salientam duas edições críticas de Os Lusíadas (1921 e 1928), uma edição prefaciada e anotada com Afonso Lopes Vieira das Líricas (1932), Fontes dos Lusíadas  (1905), Introdução aos autos de Camões (1931), e as monografias Camões e a Infanta D. Maria (1910),  A tese da Infanta nas líricas de Camões (1934).

O Professor José Rodrigues dirigiu o Centro de Estudos Filológicos da Universidade de Lisboa, foi sócio da Academia de Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Letras e Real Academia Española de la Lengua, e condecorado com o grau de grande oficial da Ordem da Instrução Pública.

Freguesia de Alcântara (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Alcântara
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “A Rua do catedrático José Maria Rodrigues

  1. Pingback: A Rua do professor de Arqueologia Leite de Vasconcelos | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s