A Rua Capelo nascida com a Rua Ivens

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

A quinhentista Rua da Parreirinha, que também foi  Travessa da Parreirinha, passou a Rua Capelo pelo Edital municipal de 7 de setembro de 1885, em conformidade com as resoluções da Câmara de 3 do mesmo mês que incluíam também um programa para festejar a chegada a Lisboa dos exploradores Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens que ocorreria daí a dias, a 16 de setembro, em que após o desembarque no Arsenal da Marinha, seriam iluminados os edifícios municipais e teriam Capelo e Ivens uma recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa.

Refira-se que o mesmo edital municipal atribuiu também a Rua Ivens, a Rua Anchieta e a Rua Serpa Pinto, somando assim 4 topónimos referentes a exploradores dos territórios africanos.

Hermenegildo Carlos de Brito Capelo (Palmela/04.02.1841 – 04.05.1917/Lisboa), oficial da Marinha Portuguesa, notabilizou-se pelas suas explorações em África no último quartel do séc. XIX, tendo logo em 1871 sido enviado numa expedição à Guiné, e com Serpa Pinto e Roberto Ivens explorou em 1877 os territórios entre Angola e Moçambique e as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze, tendo o êxito desta expedição dado o encargo de uma segunda viagem para encontrar uma via de comunicação entre Angola e Moçambique. Destas iniciativas ficaram dois relatos, da autoria de Capelo e Ivens, publicados como De Angola à Contracosta (da travessia entre Angola a costa do Índico) e De Benguela às Terras de Iaca. Após 1885 Capelo foi também vice-presidente do Instituto Ultramarino, ministro plenipotenciário junto do Sultão de Zanzibar e delegado do governo num congresso de Bruxelas, presidente da Comissão Cartográfica e organizador de uma Carta Geográfica de Angola.

A Rua Capelo foi durante muitos anos a morada do Governo Civil de Lisboa, no que em tempos fora um edifício do Convento de São Francisco.

PLaca Tipo II - Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Placa Tipo II – Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

Advertisements

2 thoughts on “A Rua Capelo nascida com a Rua Ivens

  1. Pingback: A Calçada Nova da memória do Convento de São Francisco | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua do naturalista José Anchieta | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s