A Rua da Capela de Nª Srª do Amparo junto do Hospital de Todos os Santos

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

De acordo com Luís Pastor de Macedo a abertura deste arruamento foi determinada por Sebastião José de Carvalho e Melo (1.º conde de Oeiras e 1.º marquês de Pombal) em 19/06/1759 «e viria a passar por parte do chão onde se erguera o hospital de Todos os Santos e cortar quase pelo meio o convento de S. Camilo de Lélis». Designada primeiramente por Rua do Hospital Real, aparece nos  registos paroquiais de 1763 já com o nome de Rua Nova do Amparo, passando em 1786 a denominar-se simplesmente Rua do Amparo.  O topónimo adveio da Capela de Nª Srª do Amparo da Enfermaria dos Incuráveis, anexa ao Hospital de Todos os Santos, onde já provavelmente estaria  no séc. XVI.

No Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, de 1858, levantamento da cidade de Lisboa da responsabilidade de Filipe Folque, já se encontra referenciada a Rua do Amparo e Gomes de Brito adiantou a nota de que seria «em 1800 a 1834 chamada: Travessa do Amparo, ou dos Doudos em razão da vizinhança das enfermarias dos alienados do Hospital de Todos os Santos (…).»

Com a demolição do Mercado da Figueira e a consequente remodelação urbanística ficou a Rua do Amparo definida entre a Praça da Figueira e a Praça de Dom Pedro, conforme o Edital municipal de 28/08/1950. O mesmo Edital atribuiu também a Praça da Figueira, a Rua dos Condes de Monsanto,  a Rua João das Regras, a Rua Dom Duarte e a Rua Dom Antão de Almada, assim como estabeleceu novas dimensões para a Rua dos Correeiros, a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Betesga.

Freguesia de Santa Maria Maior (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “A Rua da Capela de Nª Srª do Amparo junto do Hospital de Todos os Santos

  1. Pingback: A Rua dedicada a João das Regras que fez aclamar o rei D. João I | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s