A Rua do Pepe do Belenenses junto ao Estádio do Restelo

Freguesia de Belém (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Foto: Sérgio Dias)

O futebolista Pepe, ídolo do Belenenses, após mais de 60 anos  sobre o seu falecimento deu o seu nome a uma rua próxima do Estádio do Restelo, pelo Edital municipal de 16/12/1992, no que era o Impasse I à Rua Gonçalves Zarco, como  Rua José Manuel Soares (Pepe), por sugestão do munícipe Acácio Rosa.

0 0 pepe

José Manuel Soares Louro (Lisboa/29 ou 30 de janeiro de 1908 – 24.10.1931/Lisboa) que nasceu e residiu no nº 17 da Rua do Embaixador, foi um operário do Centro de Aviação Naval das docas do Bom Sucesso e futebolista do Clube de Futebol “Os Belenenses”, conhecido como Pepe.

Durou 5 anos a sua curta carreira já que Pepe faleceu com apenas 23 anos, vítima de envenenamento, mas ele desempenhou um papel fundamental no sucesso do que era até aí um simples clube de bairro e assim ficou Pepe como o ídolo de “Os Belenenses” e o temido adversário dos outros clubes. Começou a jogar futebol em 1924, na 4ª. Categoria do Clube de Futebol “Os Belenenses” e, passou à 2ª. Categoria ainda nesse ano, a 18 de outubro, tendo-se estreado na 1ª. categoria em 1926. Disputou um total de 140 jogos e foi campeão de Portugal em 1929. No Campeonato de Lisboa, Pepe marcou 36 golos, tornando-se o recordista da época. Teve ainda uma magnífica participação nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amesterdão.

Aos 19 anos foi internacional e embora na época em que Pepe jogou houvesse poucos jogos internacionais ainda vestiu 12 vezes a camisola da Seleção Nacional, marcando 7 golos.

Na época de 1931/32, o Belenenses voltou a conquistar o título de campeão de Lisboa mas a fotografia desse feito exibe os jogadores com o sinal de luto nos braços e, nesse mesmo ano de 1932, foi erigido por subscrição nacional e inaugurado nas Salésias, durante as comemorações do aniversário do Clube, um monumento a Pepe que mais tarde foi transferido para o novo espaço do clube, no Restelo.

Freguesia de Belém (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s