A Rua do futebolista António Pinho da 1ª Seleção Nacional

Freguesia de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

Começa junto do polidesportivo do Bairro da Boavista esta Rua António Pinho que homenageia este futebolista da 1ª Seleção Nacional e fundador do Casa Pia Atlético Clube, atribuída pelo Edital municipal de 07/05/2001, no arruamento de ligação entre a Estrada do Outeiro e o Largo Rainha Santa Isabel.

antónio Pinho

Com a legenda «Desportista/1899 – 1998», esta artéria perpetua na cidade de Lisboa António Pinho (05.02.1899 – 22.03.1998), desde os 8 anos de idade o aluno nº 3732 da Casa Pia de Lisboa, na qual revelou as suas capacidades de desportista, sobretudo no futebol. Na época de 1915-1916 fez parte da equipa que conseguiu 97 golos contra zero e na época seguinte, passou para as primeiras categorias do Campeonato Escolar o que lhe valeu em julho de 1917 o prémio Januário Barreto da Associação de Football de Lisboa.

Mais tarde, por intermédio de Cosme Damião, ingressou na equipa do Sport Lisboa e Benfica como defesa direito, na época de 1918-1919 e, por este clube  sagrou-se Campeão de Lisboa na época de 1919-1920. Na época seguinte integrou a equipa do Casa Pia Atlético Clube, de que aliás era co-fundador com Cândido de Oliveira, Ricardo Ornelas, Mário da Silva Marques e David Ferreira, entre outros,  e continuou na selecção da Associação de Football de Lisboa, somando na sua carreira 12 internacionalizações, quer pelo Casa Pia quer pelo Benfica. Refira-se que António Pinho esteve na equipa que disputou o primeiro jogo da Seleção Portuguesa, um jogo particular contra a Espanha disputado em 18 de dezembro de 1921 no campo do Atlético de Madrid. Em 1928, António Pinho voltou ao clube da Luz e aí conquistou o Campeonato de Portugal de 1929-1930.

António Pinho foi galardoado com a Cruz de Ouro do Casa Pia Atlético Clube (1927) e foi o primeiro casapiano a receber esta distinção,  tendo ainda sido eleito por unanimidade sócio honorário da Casa Pia (1983) e agraciado com a  Medalha de Mérito Desportivo (1993).

Freguesia de Benfica (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Benfica
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

One thought on “A Rua do futebolista António Pinho da 1ª Seleção Nacional

  1. Pingback: Património Comum do Desporto na Toponímia de Lisboa: os Dirigentes Desportivos | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s