O Campo Mártires da Pátria para sempre

Freguesia de Arroios (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Arroios
(Foto: Sérgio Dias)

Com o seu romance Para Sempre ganhou Vergílio Ferreira em 1983 o Prémio do Pen Club Português, que se encontra sediado no nº 37 do Campo dos Mártires da Pátria.

Desde 1879, pela deliberação camarária de 5 de junho e Edital de 11 de julho, o antigo Campo de Santana passou a designar-se Campo dos Mártires da Pátria, em memória dos 11 companheiros de Gomes Freire de Andrade suspeitos de conspiração contra o general Beresford, que no local foram enforcados 62 anos antes, no dia 18 de outubro de 1817. Vulgarmente, também ficou conhecido o arruamento como Campo Mártires da Liberdade.

No ano de 1817 um grupo que contava com o general Gomes Freire de Andrade conspirava contra a regência dominada pelo inglês Beresford, general que viera em tempos para Portugal para disciplinar as tropas portuguesas para resistir às invasões francesas. Contudo, a conspiração foi descoberta e Gomes Freire foi condenado à forca e executado na Torre de S. Julião da Barra, enquanto os seus companheiros morreram no cadafalso em pleno Campo de Santana.

Nesse mesmo ano de 1879 em que foi atribuído este topónimo, recebeu a edilidade nos meses de setembro e outubro, requerimentos dos Directores da Companhia dos Mercados e Edificações Urbanas, de vários vendedores da feira e de vários proprietários e moradores do Campo de Santa Clara, a solicitarem que o mercado semanal de peças usadas fosse transferido para o Campo de Santa Clara.

Freguesia de Arroios (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Arroios
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

2 thoughts on “O Campo Mártires da Pátria para sempre

  1. Pingback: Pena de Morte e Direitos Humanos na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Os Campos e o Campus | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s