A Rua do Seminário e da Escola Vergílio Ferreira

Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua do Seminário acolhe desde 1983 a Escola Secundária de Vergílio Ferreira, no espaço que foi a Quinta dos Inglesinhos, de frades católicos irlandeses.

Este arruamento que liga o Largo da Luz à Rua Fernando Namora recebeu a denominação de Rua do Seminário por deliberação camarária de 02/11/1882 da Câmara Municipal de Belém, naquela que era antes a Rua dos Galegos.

Recorde-se que em 1840 Carnide pertencia à freguesia de Belém, pelo que  aquando da fundação do Concelho de Belém em 1852, passou a integrá-lo. Após a extinção do Concelho de Belém em 1885, Carnide foi ainda pelo curto espaço de um ano parte do Concelho dos Olivais, após o que transitou para o Concelho de Lisboa, em 1886.

Este topónimo Rua do Seminário regista uma memória do ano de 1855 em que uma comunidade de frades católicos irlandeses comprou neste local uma quinta para residência de veraneio, que ficou conhecida como a Quinta dos Inglesinhos.

De 1825 a 1832 esteve sediado nesta artéria o Instituto de Surdos Mudos e Cegos e, de 1913 a 1918, a sede paroquial de Carnide esteve instalada provisoriamente na capela dos padres inglesinhos, até transitar para a Igreja da Luz.

 

Freguesia de Carnide (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s