A Rua Almeida e Sousa da Livraria Ler

Freguesia de Campo de Ourique (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Campo de Ourique
(Foto: Sérgio Dias)

Escritor apaixonado por livros, Fernando Assis Pacheco era uma frequentador assíduo da Livraria Ler, com morada em Campo de Ourique, no nº 24-C da Rua Almeida e Sousa, numa esquina virada para o Jardim Teófilo Braga, mais conhecido por Jardim da Parada.

O topónimo Rua Almeida e Sousa foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa ainda no século XIX, através do Edital de 23/05/1882, à Rua nº 4 de Campo de Ourique, Bairro de quarteirões ortogonais de acordo com o plano do Engº Ressano Garcia. Por este mesmo edital foram homenageados outros três jurisconsultos no Bairro de Campo de Ourique, a saber, Pereira e Sousa (na Rua nº1), Correia Teles (Rua n.º 2), e Coelho da Rocha (Rua nº5).

Manuel de Almeida e Sousa Lobão (Vouzela/19.03.1745 – 31.12.1817/Lobão- Viseu) foi um  jurisconsulto muito conceituado na sua época, formado em Cânones pela Universidade de Coimbra, em 1766, e foi permanentemente requisitado para consultas e pleitos, sem abandonar o seu aturado estudo da jurisprudência portuguesa, legando-nos sobre o assunto uma imensa obra escrita, nomeadamente sobre processo civil, casamento civil, direito romano e canónico.

Depois, Almeida e Sousa Lobão retirou-se para Lobão, terra com a qual criou uma grande afinidade, a ponto de usar o topónimo como apelido e aí manteve o seu estudo das matérias forenses.

Freguesia de Campo de Ourique (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Campo de Ourique
(Foto: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s