A Avenida Fontes Pereira de Melo e A Visita da Cornélia

0 0 Fernando Assis Pacheco durante A Visita da Cornélia, com a colega de equipa e cunhada Carminho Ruella Ramos (Foto: Fernando Assis Pacheco no Facebook)

Fernando Assis Pacheco em A Visita da Cornélia, com a par de equipa e cunhada Carminho Ruella Ramos
(Foto: Fernando Assis Pacheco no Facebook)

Na Avenida Fontes Pereira de Melo está instalado 0 Teatro Villaret, palco a partir do qual foi transmitido pela RTP no ano de 1977 – de 6 de junho a 28 de novembro -, sempre às 2ªs feiras,  o concurso de sucesso A Visita da Cornélia, apresentado por Raul Solnado, e no qual Fernando Assis Pacheco fazia par com a sua cunhada Carminho Ruella Ramos e se tornaram concorrentes muito populares.

Durante 7 semanas Assis Pacheco ocupou o pódio do concurso e como nenhum dos outros concorrentes o destronava – como  a família Pitum Keil do Amaral, José Fanha ou Tozé Martinho e Tareka – viu-se obrigado a desistir. Refira-se ainda que foi organizada no Ginásio do Clube Atlético de Campo de Ourique, a 7 de dezembro de 1977,  um espectáculo com «As estrelas da Cornélia»: Fernando Assis Pacheco, Carlos Fragateiro, Clarisse e Tó, José Fanha, Lucilina e Victor, Hugo Maia de Loureiro, Pitum  e Vasco Raimundo.

Freguesias de Santo António , de Arroios e das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias de Santo António , de Arroios e das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

Esta artéria que homenageia António Maria Fontes Pereira de Melo, falecido em janeiro de 1887, nasceu integrada no Plano das Avenidas Novas, do Eng.º Ressano Garcia, aprovado em 1888 na Câmara Municipal de Lisboa, que seguia as ideias urbanísticas do séc. XIX, aplicando os princípios higienistas de combate à insalubridade das densas vilas da industrialização, definindo um traço regular formado por quarteirões uniformes, numa sequência de eixos estruturantes articulados por rotundas. Neste plano, a Avenida Fontes Pereira de Melo constituía o elemento de ligação do conjunto das ruas adjacentes ao Parque da Liberdade (hoje Parque Eduardo VII) com o núcleo Picoas – Campo Grande.

Tão evidente era o nome do político que construiu o Fontismo que o topónimo foi atribuído como Rua Fontes, por deliberação camarária de 31/12/1887 e Edital de 10/01/1888.  Mais tarde, o Edital municipal de 11/12/1902 mudou-lhe a categoria para Avenida, já como Fontes Pereira de Melo.

António Maria Fontes Pereira de Melo (Lisboa/08.09.1819-22.01.1887/Lisboa), foi o chefe do Partido Regenerador que presidiu ao Conselho de Ministros  por três vezes,  de 1871 a 1886, período que ficou conhecido como Fontismo, caracterizado pela promoção de obras públicas como o aumento do número de estradas, o primeiro troço dos caminhos-de-ferro, a primeira linha telegráfica e a inauguração de carreiras regulares de barcos a vapor (no Tejo, Sado e Lisboa- Açores) e serviços postais, para além da fundação dos Institutos Industrial e Agrícola, sendo então pela primeira vez ter criado o Ministério das Obras Públicas que ele próprio assumiu.

Fontes Pereira de Melo começou a sua carreira política como deputado por Cabo Verde e nessa qualidade se mostrou contrário à Lei das Rolhas de 1850 que impunha restrições à liberdade de imprensa. Foi ainda Ministro da Marinha e do Ultramar, Ministro da Fazenda e da Guerra, governador da Companhia de Crédito Predial Português e Presidente do Supremo Tribunal Administrativo.

Freguesias de Santo António , de Arroios e das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias de Santo António , de Arroios e das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “A Avenida Fontes Pereira de Melo e A Visita da Cornélia

  1. Pingback: A Avenida Sidónio Pais que esteve para ser trocada por outra figura republicana | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s