A Rua Gomes Freire da Judiciária

Fernando Assis Pacheco à porta da Judiciária num processo contra o DL (Foto: Fernando Assis Pacheco no Facebook)

Fernando Assis Pacheco à porta da Judiciária num processo contra o Diário de Lisboa                                                (Foto: Fernando Assis Pacheco no Facebook)

Enquanto jornalista do Diário de Lisboa desde 1965 Fernando Assis Pacheco foi testemunha de vários processos contra o jornal onde trabalhava, o que o conduziu inúmeras vezes com os seus camaradas de profissão para a sede da Polícia Judiciária, na Rua Gomes Freire, uma artéria evocativa de alguém que também pugnou pela liberdade.

Tanto a Rua Gomes Freire como o arruamento onde se inicia – o Campo Mártires da Pátria – evocam aqueles que foram enforcados no dia 18 de Outubro de 1817 por contestação ao general Beresford, tendo Gomes Freire sofrido a punição no Forte de São Julião da Barra e os outros onze em praça pública no que era o Campo de Santana e onde hoje são homenageados pela toponímia. A Rua Gomes Freire foi fixada na que era a a Rua da Carreira dos Cavalos por Edital municipal de 22/08/1879, mais ou menos um mês após a atribuição do Campo Mártires da Pátria por Edital de 11/07/1879.

Ilustração Portuguesa, 1905

Ilustração Portuguesa, 1905

O topónimo Rua Gomes Freire perpetua a memória de Gomes Freire de Andrade (Viena/ 27.01.1757 – 18.10.1817/Forte de S. Julião da Barra), o filho de um diplomata que seguiu a carreira militar e foi considerado como um dos mais ilustres e perseguidos mártires da liberdade em Portugal.

Como militar, Gomes Freire de Andrade combateu em Argel (1784), na Rússia (1788), na Guerra do Rossilhão (1790) e já como marechal-de-campo, na Guerra das Laranjas (1801). Em 1803 participou também nos motins de Campo de Ourique que já anunciavam uma série de acontecimentos que culminaram com o estabelecimento do Regime Liberal em Portugal em 1820. Gomes Freire era o comandante de Infantaria 4 aquartelado em Campo de Ourique e em pleno Passeio Público prendeu Grosson, o comandante da Guarda Real da Polícia de Lisboa. Seguiram-se rixas entre os dois comandos e a 27 de julho, Gomes Freire foi preso e o seu regimento transferido para Cascais. A existência de dois partidos que procuravam influenciar o regente, um pró-inglês e o outro pró- francês, implicava a cumplicidade de Novion e a oficialidade da Guarda Real no grupo de pressão francês e jacobino, e a de Gomes Freire com os seus subordinados, no grupo inglês e maçónico.

Mação graduado e de ideologia revolucionária, Gomes Freire de Andrade foi acusado de participação ativa na conspiração de 1817 contra Beresford e nesse mesmo ano executado por enforcamento no forte de S. Julião da Barra tal como 11 companheiros.

Freguesia de Arroios (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Arroios
(Foto: Sérgio Dias)

 

Anúncios

6 thoughts on “A Rua Gomes Freire da Judiciária

  1. Pingback: Dois Vintistas nas Ruas Borges Carneiro e Fernandes Tomás | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Pena de Morte e Direitos Humanos na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Os Campos e o Campus | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: As Cruzes da Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  5. Uma boa fotografia, um rol de boas recordações para mim, que trabalhei no Diário de Lisboa de 1972 a 1974. Passaram muito anos, mas aqui fica o meu esforço de memória: da esquerda para a direita, Luís Stau Monteiro, Eugénio Alves, Pedro Alvim, ( não identifico ), Augusto Vilela, Fernando Assis Pacheco, Fernando Piteira Santos, ( não identifico, parece o Luandino Vieira ), José Cardoso Pires e José Pedro Ruella Ramos ( cunhado do Assis ).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s