A Rua da ASA de Santo Amaro

Freguesia de Alcântara (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alcântara
(Foto: Sérgio Dias)

Conhecida como ASA, a Academia Recreativa de Santo Amaro está sediada no nº 9 da artéria que desde a publicação do Edital municipal de 28/07/1958 ostenta o seu nome.

A fazer a ligação da Travessa do Conde da Ribeira à Calçada de Santo Amaro era antes catalogada como Rua A à Calçada de Santo Amaro ou ao Alto de Santo Amaro bem como Rua A à Travessa Conde da Ribeira e o seu topónimo resultou da aprovação da proposta do então vereador Sóphera Costa, apresentada na reunião da câmara de 22 de maio de 1958.

Em 1868 nasceu a Sociedade Filarmónica Esperança e Harmonia e nas primeiras décadas do século XX, a par com a Sociedade Filarmónica Alunos de Harmonia e o Grupo Dramático e Musical Apolo, dinamizava o bairro do Alto de Santo Amaro, zona onde residia grande parte do operariado envolvido na industrialização de Alcântara. A Academia Recreativa de Santo Amaro resultou da fusão destas três associações, quando em 1943 um plano de urbanização levou à demolição das sedes dos Alunos da Harmonia e do Grupo Apolo, tendo então o dia 10 de março de 1946 como data de fundação e aproveitando para o seu nome o do local – Alto de Santo Amaro – , fixado pela presença da Ermida de Santo Amaro desde 1549.

A Academia Recreativa de Santo Amaro dedica-se essencialmente a promover ocupações de carácter cultural e recreativo como o Teatro ou os Arraiais dos Santos Populares que começaram em junho de 1955 como forma de angariação de fundos para a nova Sede que viria a ser inaugurada em fevereiro de 1956.

Freguesia de Alcântara (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Alcântara
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s