A Rua da associação mutualista Montepio Geral

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

Este topónimo foi dado como «Rua do Monte Pio Geral» pela deliberação camarária de 25/02/1932 e Edital de 12/03/1932, fixando-o na Rua B do projecto à Estrada de Benfica aprovado em sessão de câmara de 21/04/1927, tal como as duas artérias que marcam o seu início e fim : a Rua Inácio de Sousa/1787 – 1863 (Rua A) e a Rua Sousa Loureiro/Escritor e Jornalista – 1845 – 1880 (Rua C).

Freguesia de São Domingos de Benfica - Placa Tipo II (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica – Placa Tipo II
(Foto: Sérgio Dias)

A associação mutualista Monte Pio dos Empregados Públicos foi criada em 1840, por um grupo de funcionários públicos, liderados por Francisco Álvares Botelho, funcionário da Contadoria da Junta do Crédito Público, procurando um apoio mútuo que colmatasse a falta de um quadro público de apoio social em Portugal e ostentando já o pelicano com as crias sob as asas como logótipo. Quatro anos depois a denominação foi alterada para Montepio Geral quando foi realizada a primeira reforma estatutária e constituída a Caixa Económica Montepio Geral.

Hoje, as Associações Mutualistas são Instituições Particulares de Solidariedade Social que prosseguem fins de auxílio recíproco, no interesse dos seus Associados e das suas famílias, desenvolvendo uma resposta solidária ao nível da complementaridade dos sistemas públicos de segurança social e de saúde. Hoje, o Montepio Geral é a maior associação mutualista do país já que agrega mais de 300 mil associados a que está ligada também uma empresa bancária.

O olisipógrafo Norberto de Araújo, ao escrever sobre a Rua Áurea (vulgarmente conhecida como Rua do Ouro) , na década de trinta do século XX, referenciou o Montepio Geral da seguinte forma: «Aqui temos o que podemos considerar uma “instituição nacional”, de crédito e de previdência, com sólidas raízes: o Montepio Geral. O Montepio Geral data de 1840, e foram seus fundadores alguns empregados públicos, que certamente não souberam que o seu Montepio atingisse o prestígio de que hoje desfruta. A sua sede foi sempre nesta Rua, mas de começo reduzida a uma pequena parte do grande prédio. (…)»

O Montepio Geral – Caixa Económica de Lisboa foi agraciado com a Grâ-Cruz da Ordem de Benemerência (1940) e como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique (1992).

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s