A Rua do sindicalista Manuel Lopes

Freguesia de Santa Clara (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Manuel Lopes, que liga a Rua Maria de Lourdes Pintasilgo à Rua Rogério de Moura, homenageia um fundador da Intersindical Nacional desde que o Edital de 07/05/2001 assim denominou a Rua X do Alto do Lumiar.

O mesmo edital municipal atribuiu na então freguesia da Charneca (hoje, de Santa Clara) um conjunto de 9 topónimos referentes a figuras que se destacaram na vida nacional após o 25 de Abril e faleceram no final da década de noventa do século XX, a saber: o Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, o jornalista Victor Cunha Rego, os políticos Luís Sá, Melo Antunes, Octávio Pato, Tito de Morais e Vasco da Gama Fernandes, o autarca Nuno Kruz Abecasis e o sindicalista Manuel Lopes.

Rua Manuel Lopes foto

Manuel Correia Lopes (Coimbra/18.11.1943 – 15.01.1999/Lisboa), figura de referência do movimento sindical português e fundador da Intersindical Nacional, levou uma vida dedicada ao mundo do trabalho, desde o Sindicato dos Lanifícios de Lisboa até membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, desde deputado na Assembleia da República no período de 1980/85 – deputado independente nas listas do PCP – até na Assembleia Municipal de Lisboa, a partir de 1990, em três mandatos consecutivos.

Começou a trabalhar aos 12 anos, como aprendiz na indústria têxtil, na empresa Manuel Lopes Henriques & Filho, Lda., em Lisboa. Iniciou a sua empenhada atividade de militante sindical em 1964, no Sindicato dos Lanifícios de Lisboa, de que foi presidente em 1970, altura a partir da qual dedicou a sua vida ao sindicalismo e à luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses e nesse mesmo ano foi fundador da Intersindical Nacional. A partir do 2º Congresso da Intersindical passou a integrar sempre o secretariado e dois anos mais tarde, passou a pertencer à Comissão Executiva, altura a partir da qual Manuel Lopes foi sucessivamente eleito pelos Congressos da CGTP-IN para a Direção da Central Sindical , sendo da Comissão Executiva do Conselho Nacional e também responsável pelo departamento de informação e relações públicas  e pelo departamento de emprego e formação profissional à data do seu falecimento.

Em representação da CGTP-IN, Manuel Lopes desempenhou ainda vários cargos junto de organismos nacionais e internacionais que comprovaram as suas elevadas qualidades de sindicalista, nomeadamente, no Conselho Económico e Social assim como na Comissão Permanente de Concertação Social, no Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 1989, no Observatório do Emprego e Formação Profissional, como membro do Comité Permanente do Emprego e do Comité Consultivo para a Formação Profissional, ambos da União Europeia, e ainda, nos conselhos de opinião da RTP e RDP bem como no Conselho Geral do INOFOR.

Foi também um dos oradores do 1º de Maio de 1974 e em julho do ano seguinte foi o primeiro português delegado à conferência da OIT- Organização Internacional do Trabalho, sendo ainda Manuel Lopes  o primeiro sindicalista a falar no direito à greve em televisão.

Refira-se ainda que durante vários anos Manuel Lopes foi o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Voz do Operário e que o seu percurso incluiu ter  ingressado aos 15 anos na JOC-Juventude Operária Católica, organização de que foi dirigente entre 1960 e 1966, para mais tarde, militar no MDP/CDE onde foi membro da sua Comissão Política em 1969, assim como em 1973 foi um dos fundadores do MES- Movimento de Esquerda Socialista.

Freguesia de Santa Clara (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s