A Rua do autor da cartografia de Lisboa conhecida como «Levantamento de Silva Pinto»

Freguesia de Belém (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Júlio Silva Pinto perpetua na cidade o nome do responsável pelo levantamento da Planta da cidade de Lisboa entre 1904 e 1911, conhecido como Levantamento de Silva Pinto.

Este topónimo nasceu de uma proposta da Profª Maria Calado enquanto membro da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, que juntava também o nome de Duarte José Fava. Ambos foram atribuídos pelo Edital municipal de 02/10/2009 na Freguesia de Belém, cabendo a Júlio Silva Pinto o Impasse A à Rua Vicente Dias, com a legenda «Engenheiro/Séculos XIX e XX», e a Duarte José Fava o Impasse à Calçada do Galvão e a legenda «Engenheiro Militar/  1772 – 1826».

Júlio António Vieira da Silva Pinto (Lisboa/01.12.1860-?/Lisboa) , foi o engenheiro que depois de Filipe Folque muito contribuiu para cartografia histórica da cidade de Lisboa, através do levantamento da Planta da Cidade de Lisboa, de 1904 a junho de 1911, com a colaboração de Alberto de Sá Correia, e que é vulgarmente conhecido como Levantamento de Silva Pinto, constituído por 249 plantas coloridas à escala de 1:1000, por encomenda da Câmara Municipal de Lisboa ganha em concurso com contrato de fornecimento assinado em 19 de novembro de 1904. Esta planta permitiu o registo pormenorizado a uma escala nunca antes usada da cidade construída e da organização do cadastro municipal, constituindo a base para posteriores planos de urbanização. Os limites da cidade de Lisboa na última década do século XIX já se tinham expandido mais para Este, Oeste e Norte pelo que havia necessidade de cartografar esta nova realidade. O levantamento iniciou-se em 1892, através do capitão-engenheiro Renato Baptista mas a Câmara Municipal de Lisboa decidiu depois em novembro de 1904 atribuir estes trabalhos ao engenheiro Júlio Silva Pinto.

Júlio Silva Pinto tinha concluído o curso de condutor de minas em 1880 e o curso de Engenheiro Industrial no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa em 1901. Casou em 12 de agosto de 1886 com Amélia Augusta da Silva Lapa Dias e trabalhou na Repartição de Minas, tendo dirigido as Minas do Rio Salor em Espanha (entre 1902 e 1903), bem como os primeiros trabalhos da Mina de Talhadas e da Mina de Volfrâmio da Panasqueira. Passou a integrar a Repartição Técnica da Câmara Municipal de Lisboa em 1889 e depois de passar para o quadro da 3ª Repartição em 1915 participou nos trabalhos de nivelamento e levantamento da edilidade. Silva Pinto foi ainda professor no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa e no Instituto Superior Técnico, onde terminou as suas funções de docente em finais de 1930, com 70 anos de idade.

Freguesia de Belém (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

11 thoughts on “A Rua do autor da cartografia de Lisboa conhecida como «Levantamento de Silva Pinto»

  1. Pingback: Da Quinta do Areeiro à Praça para Salvador Allende ou Humberto Delgado | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Senhora do Monte do Carmo entre a Penha de França e a Procissão | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Santa Maria da Luz em 4 artérias de Carnide | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: As Escadinhas e a Rua da Senhora da Saúde contra a peste | Toponímia de Lisboa

  5. Pingback: A oficialização da Travessa das Amoreiras a Arroios | Toponímia de Lisboa

  6. Pingback: As Ruas Direitas | Toponímia de Lisboa

  7. Pingback: A única Rua Esquerda | Toponímia de Lisboa

  8. Pingback: O par de ruas em cotovelo | Toponímia de Lisboa

  9. Pingback: As Cruzes da Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  10. Pingback: Ruas do Meio | Toponímia de Lisboa

  11. Pingback: A Rua do autor da «Planta do Fava» | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s