A Rua do autor da «Planta do Fava»

Freguesia de Belém (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Foto: Sérgio Dias)

Duarte José Fava, engenheiro militar, responsável pelo levantamento da cidade de Lisboa de 1807, conhecido como «Planta do Fava», está fixado na cidade desde a publicação do  Edital de 2 de Outubro de 2009.

Este topónimo nasceu de uma proposta da Profª Maria Calado enquanto membro da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, que juntava também o nome de Júlio da Silva Pinto. Ambos foram atribuídos pelo mesmo Edital na Freguesia de Belém, cabendo a Duarte José Fava o Impasse à Calçada do Galvão e a legenda «Engenheiro Militar/ 1772 – 1826» e a Júlio da Silva Pinto o Impasse A à Rua Vicente Dias, com a legenda «Engenheiro/Séculos XIX e XX».

O Capitão Duarte José Fava, do Real Corpo de Engenheiros, preparou em 1807 aquela que é considerada por muitos como a primeira planta completa e rigorosa da cidade de Lisboa, na escala numérica de 1:2500, com o título Carta Topográfica de Lisboa e seus subúrbios, desde o Convento dos Religiosos Barbadinhos Italianos até à bateria do Bom Sucesso e na maior largura desde o Terreiro do Paço até ao Campo Pequeno. A coadjuvá-lo nestes trabalhos estiveram o capitão Luís António de Melo e os primeiros tenentes João Pedro Duarte Pereira e João Damasceno da Cunha Machado Pinto. Em 1812, os engenheiros militares ingleses, sob o comando de Arthur Wellesley (Duque de Wellington), elaboraram a Planta Ingleza que era apenas uma cópia melhorada da planta de Duarte José Fava.

Duarte José Fava (Olivença/1772-1826) foi  um engenheiro militar que se tornou Fidalgo Cavaleiro por Alvará de 5 de fevereiro de 1822 e tinha o posto de Marechal de Campo quando faleceu. Foi responsável pelo sistema defensivo de várias praças fronteiriças como Elvas e Valença. Integrado no Arsenal Real das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis foi Intendente da obras militares, inspector dos quartéis e da Aula de Gravura (a partir de 1823) bem como comandante dos presídios, tendo-lhe sucedido o capitão engenheiro José Bento de Sousa Fava (1797-1865).

 

Freguesia de Belém (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Belém
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

3 thoughts on “A Rua do autor da «Planta do Fava»

  1. Pingback: As terras do «Carvalhão» que viria a ser Marquês de Pombal | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O Beco da Pedreira da Caneja | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Da Praça da Alegria à Praça do Suplício | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s