No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Património Comum do Desporto, na toponímia de Lisboa

Freguesia de Arroios

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no corrente ano dedicado ao tema Desporto, um Património Comum, pelo que hoje publicaremos breves artigos sobre o Património Comum do Desporto na Toponímia de Lisboa.

Começamos pela modalidade do Atletismo que conta com dois topónimos: a Rua Francisco Lázaro e a Rua António Stromp.

A Rua Francisco Lázaro foi a primeira que imortalizou um desportista na cidade de Lisboa em 1924, doze anos após o falecimento do maratonista. Foi fixado na que era antes a Travessa do Borralho, pelo Edital municipal de 9 de dezembro de 1924, com a legenda «Pedestrianista Falecido em Estocolmo em 1912». Francisco Lázaro (Lisboa/21.01.1888 – 15.07.1912/Estocolmo) integrou a primeira delegação portuguesa a uns Jogos Olímpicos e coube-lhe dar a conhecer a recém-oficializada bandeira portuguesa ao empunhar o estandarte português no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912. Na maratona que teve lugar no dia 14 de Julho de 1912, sob um sol abrasador e 32º de temperatura, Francisco Lázaro correu de cabeça descoberta e untado de sebo o que lhe impedia a transpiração, acabando por cair ao quilómetro 29 e vindo a falecer na madrugada do dia seguinte, aos 24 anos.

António Stromp (Lisboa/13.06.1894 – 06.07.1921/Lisboa) também integrou a delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912 e este velocista do Sporting Clube de Portugal foi o primeiro atleta português a entrar em competição na história dos Jogos Olímpicos, no dia 6 de julho, conseguindo alcançar dois 3ºs lugares nas séries em que participou, dos 100m e 200m. Por duas vezes deu o seu nome a artérias lisboetas: por deliberação camarária de 15 de fevereiro de 1925 foi colocado numa rua do Campo Grande, dada a proximidade ao seu Clube, mas após uma remodelação da zona teve de esperar até 1958 para voltar a estar presente num novo arruamento de acesso ao seu Clube a partir da Alameda das Linhas de Torres, através do Edital de municipal de 2 de junho.

António Stromp

 

 

NOTA: Quase todos os topónimos relacionados com desporto em Lisboa estão já publicados neste blogue e pode consultá-los descendo até ao fundo do mesmo, e na zona azul, encontrar as «Categorias» e aí clicar em Desporto e Desportistas na Toponímia de Lisboa, para aceder a todas as publicações.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s