Património Comum do Desporto na Toponímia de Lisboa: a Natação e o Tiro

Rua de Dom Luís de Noronha – Freguesia das Avenidas Novas

Lisboa junto ao Tejo sempre teve o rio como um património para desportos náuticos, pelo que não se estranha que na ribeirinha freguesia de Belém se encontre o Largo Luís Alves Miguel, atribuído por Edital de 29/01/1979,  junto à Rua da Praia de Pedrouços e como tal, perto do Club Sportivo de Pedrouços, para homenagear o seu sócio Luís Alves Miguel (30.06.1900 – 05.02.1977), seu atleta e durante grande parte da sua vida, seu instrutor de natação.

Já o atleta olímpico António Martins (Abrantes/04.04.1892 – 03.10.1930/Lisboa), foi o 3º desportista da toponímia de Lisboa, através do edital de 25/02/1932 que atribuiu a Rua Dr. António Martins a uma artéria na então freguesia de Benfica (desde 1959, no território da freguesia de São Domingos de Benfica). Este médico dedicou-se a várias modalidades desportivas como era comum naquela época, como atletismo, boxe, esgrima, ginástica sueca, hipismo e natação, mas destacou-se no tiro de guerra e de chumbo e tragicamente faleceu em 1930 ao disputar um Concurso na Carreira de Tiro de Pedrouços.

António Martins em 1921

NOTA: Quase todos os topónimos relacionados com desporto em Lisboa estão já publicados neste blogue e pode consultá-los descendo até ao fundo do mesmo, e na zona azul, encontrar as «Categorias» e aí clicar em Desporto e Desportistas na Toponímia de Lisboa, para aceder a todas as publicações.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s