Património Comum do Desporto na Toponímia de Lisboa: o Bilhar e o Boxe

As modalidades de Bilhar e de Boxe estão perpetuadas na toponímia de Lisboa cada uma com um nomes significativo dessa prática:  Alfredo Ferraz e José Santa Camarão.

A Rua Alfredo Ferraz, gerada com o Edital municipal de de 12/04/1995, perpetua o o 1º português que foi Campeão Mundial de Bilhar, Alfredo Ferraz (Madeira-Madalena do Mar/08.11.1901 – 16.09.1960/Lisboa).

A Rua José Santa Camarão, nascida pelo Edital camarário de 14/o7/2004, perpetua o pugilista de 2 metros e 2 centímetros de altura José Soares Santa (Ovar/25.12.1902 – 05.04.1968/Ovar) e Camarão por alcunha de família, que em meados dos anos 20 do século XX era campeão nacional de boxe e durante toda a sua carreira tinha versos que lhe eram dedicados na literatura de cordel vendida pelos músicos cegos nas ruas de Lisboa.

Freguesia de Alvalade – Placa Tipo II

 

NOTA: Quase todos os topónimos relacionados com desporto em Lisboa estão já publicados neste blogue e pode consultá-los descendo até ao fundo do mesmo, e na zona azul, encontrar as «Categorias» e aí clicar em Desporto e Desportistas na Toponímia de Lisboa, para aceder a todas as publicações.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s