Eduardo Bairrada, dos estudos da Calçada portuguesa, numa rua da Ajuda

Freguesia da Ajuda (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Ajuda
(Foto: Sérgio Dias)

Eduardo Bairrada, arquiteto e funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, autor de Empedrados artísticos de Lisboa: A arte da calçada-mosaico, está perpetuado na toponímia da Freguesia da Ajuda desde a publicação do Edital municipal de 29/02/1988 no então novo arruamento do Rio Seco, com a legenda «Olisipógrafo/1930 – 1987».

Freguesia da Ajuda - Placa Tipo V (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Ajuda – Placa Tipo V
(Foto: Sérgio Dias)

Eduardo Martins Bairrada (Lisboa/10.10.1930 – 28.01.1987/Lisboa) trabalhou como arquiteto na Câmara Municipal de Lisboa durante 33 anos,  e à data da sua morte exercia as funções de Diretor do Gabinete de Estudos Olisiponenses, serviço criado em 1954 para possibilitar o estudo e a divulgação da história de Lisboa. Ele foi um apaixonado olisipógrafo, que deu especial atenção ao património da calçada portuguesa, tendo mesmo a sua obra Empedrados artísticos de Lisboa: A arte da calçada-mosaico (1985) alcançado o Prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes. Dedicou também diversos estudos ao Prémio Valmor como Antecedentes da Academia Nacional de Belas-Artes no prémio Valmor de arquitectura da cidade de Lisboa: académicos-arquitectos no seu júri: documentação inédita, 1902-1935 (1984),  Prémios Valmor de arquitectura (1984), Prémio Valmor: 1902-1952 (1988) e saliente-se ainda o seu Lisboa: panorama da sua história e expansão urbana (1982). Foi também o autor do desenho da Medalha de Mérito da Academia Nacional de Belas Artes.

Eduardo Bairrada foi secretário da direção do Grupo de Amigos do Museu da Marinha, membro da Academia Nacional de Belas Artes, correspondente da Academia Portuguesa de História e participou no I Congresso de Monumentos Militares Portugueses, em Vila Viçosa. Foi agraciado com a Medalha Naval de Vasco da Gama, com o grau de cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique (1961), a Comenda da Ordem de Santiago da Espada, a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa e o título de benemérito.

Freguesia da Ajuda (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia da Ajuda
(Planta: Sérgio Dias)

 

 

 

 

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s