A I Guerra Mundial na Toponímia do Bairro da Bélgica

0 belgas

O Bairro da Bélgica exalta na sua toponímia dois heróis da resistência à ocupação alemão no decorrer da I Guerra Mundial: o  Cardeal Mercier e o General Leman, sendo o primeiro o arcebispo primaz da Bélgica que em 1915 publicou uma Carta Pastoral incitando ao patriotismo, e o segundo um militar que defendeu a cidade de Liége contra o invasor alemão e acabou feito prisioneiro de guerra.

Aquando da eclosão da I Guerra em 1914, a Bélgica declarou-se neutral mas as tropas alemães invadiram o país no dia 2 de agosto, para surpreender o exército francês, e aí permaneceram ocupando a quase totalidade do país até que os aliados conseguiram a libertação do mesmo em novembro de 1918.

Em Lisboa, a Comissão de Melhoramentos do Bairro da Bélgica, em 10 de maio de 1926 sugeriu à autarquia lisboeta que fossem atribuídos nos arruamentos do Bairro nomes alusivos à Bélgica, seguindo o exemplo do sucedido no Bairro de Inglaterra em 1916. E assim, o Edital municipal de 30/06/1926 fixou o Cardeal Mercier na Rua E do Bairro do Bélgica e o general Leman na Rua D, e nas restantes artérias colocou Tomás Cabreira (republicano que foi ministro das Finanças em 1914), o Presidente da CML de 1923 a 1925 (Albano Augusto Portugal Durão) e ainda, a Rua Costa Goodolfim e a Rua Visconde de Menezes, que neste local nunca passaram do papel. Cerca de 6 anos mais tarde, pelo Edital camarário de 12/03/1932, foi dado à Rua A o nome Rua Dr. Álvaro de Castro, que comandara o Corpo Expedicionário Português a partir de 1916, e se demitiu aquando da vitória de Sidónio Pais.

Freguesia das Avenidas Novas

Freguesia das Avenidas Novas

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s