Presidente Wilson, de avenida a rua

Rua Presidente Wilson na Freguesia do Areeiro (Foto: Sérgio Dias)

Rua Presidente Wilson na Freguesia do Areeiro
(Foto: Sérgio Dias)

Após a entrada formal dos Estados Unidos da América  na I Guerra, com a declaração de guerra à Alemanha em abril de 1917, logo no ano seguinte, em setembro de 1918, o Presidente Wilson passou a denominar a antiga Avenida das Cortes e assim continuou até 1948, quando foi transferido para uma rua do Areeiro.

 A Ilustração Portuguesa, 09.02.1924

A Ilustração Portuguesa, 09.02.1924

Thomas Woodrow Wilson (E.U.A. – Staunton/28.12.1856-03.02.1924/Washington – E.U.A.), foi o Presidente dos Estados Unidos da América de 1912 a 1921 e enquanto tal o responsável pela declaração de guerra à Alemanha em 1917. Logo no ano seguinte,  por deliberação camarária de 19 de setembro e edital de 24 de setembro de 1918, Lisboa homenageou na sua toponímia o Presidente vivo do Estados Unidos da América naquela que era a Avenida das Cortes, dada após a implantação da República pelo 1º edital de toponímia da edilidade lisboeta (de 05/11/1911), que por seu turno tomara o lugar da Rua D. Carlos I. Cerca de dois meses após o Presidente Wilson ser topónimo lisboeta foi assinado o Armistício em Compiègne, em 11 de novembro de 1918,  e no ano seguinte, este presidente dos Estados Unidos da América  recebeu o Prémio Nobel da Paz e tornou-se grande impulsionador da Sociedade das Nações.

Passados 30 anos, em 1948, a Comissão Consultiva Municipal de Toponímia procurou dar denominações cosmopolitas a Lisboa, com referências europeias e brasileiras, que  também se traduziram por transformar a Avenida Presidente Wilson na Avenida D. Carlos I, ao mesmo tempo que era atribuída a Rua Presidente Wilson na Rua D1 do plano de urbanização da zona compreendida entre a Alameda Dom Afonso Henriques e a linha férrea de cintura, na então freguesia de São João de Deus (hoje, freguesia do Areeiro), através do edital municipal de 23 de dezembro de 1948.

Este edital camarário de 23 de dezembro, bem como o 29 de julho desse mesmo ano, colocaram na toponímia de Lisboa mais americanos com a Rua Edison, alusões francesas com a Avenida de Paris, a Rua Vítor Hugo e a Praça Pasteur, referências europeias através da Praça de Londres,  da Avenida Madrid, da Rua Cervantes e da Avenida Marconi,  e ainda incluindo ainda nesta ocasião registos brasileiros com as Avenida do Brasil e Rio de Janeiro, as Praças João do Rio e Afrânio Peixoto, para além de colocar na toponímia alfacinha o único papa português através da Avenida João XXI.

Rua Presidente Wilson na Freguesia de (Planta: Sérgio Dias)

Rua Presidente Wilson na Freguesia do Areeiro
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s