As três ruas das cozinhas reais

Rua das Cozinhas - Freguesia de Santa maria maior - Placa Tipo I (Foto: Mário Marzagão)

Rua das Cozinhas – Freguesia de Santa Maria Maior – Placa Tipo I
(Foto: Mário Marzagão)

Três artérias lisboetas recordam a gastronomia das cozinhas reais, sendo duas junto ao Castelo de São Jorge e a outra na Freguesia da Ajuda, na proximidade do Palácio da Ajuda.

Na antiga Freguesia do Castelo, hoje integrada na Freguesia de Santa Maior, encontramos a Rua das Cozinhas, que começa junto ao nº 37 da Rua do Espírito Santo e é uma artéria que surgiu após o Terramoto de 1755 para perpetuar a memória das cozinhas do Paço de Alcáçova medieval neste local.

Na mesma zona deparamos com o Beco do Forno do Castelo, que une a Rua do Recolhimento à Rua de Santa Cruz do Castelo. Este topónimo antigo já aparece registado nas descrições paroquiais anteriores ao Terramoto de 1755, como Beco do Forno, e foi o Edital do Governo Civil de Lisboa de 1 de setembro de 1859 que lhe acrescentou «do Castelo», para o diferenciar dos tantos outros topónimos com a palavra forno existentes em arruamentos da cidade. Oitenta e cinco anos depois a Comissão Municipal de Toponímia, na sua reunião de 14 de novembro de 1944, sugeriu que se denominasse «Beco do Forno ao Castelo» em vez de «Beco do Forno do Castelo» mas tal indicação nunca teve execução prática.

Beco do Forno do Castelo e Rua das Cozinhas - Freguesia de Santa Maria Maior (Planta: Sérgio Dias)

Beco do Forno do Castelo e Rua das Cozinhas – Freguesia de Santa Maria Maior
(Planta: Sérgio Dias)

Já na Freguesia da Ajuda, temos a Rua das Chaminés d’El-Rei, que liga a Estrada de Pedro Teixeira à Estrada de Sintra, topónimo que se deriva dos equipamentos usados pelo Palácio da Ajuda e pela corte. Em 1726, D. João V adquiriu três quintas na encosta da Ajuda – a de Baixo, a do Meio e a de Cima –  e como depois do terramoto de 1755 as terras da Ajuda foram consideradas seguras pela população de Lisboa D. José e a sua corte transferiu-se para a Quinta de Cima, onde o rei construiu um palácio de madeira conhecido como a Régia Barraca. Este ardeu por completo em 1794, e no ano seguinte foi lançada a primeira pedra da construção do Palácio da Ajuda que hoje conhecemos.

Esta Rua das Chaminés d’El-Rei era a Rua 14 do Bairro do Caramão da Ajuda, cujo topónimo numérico foi alterado em resultado de um estudo do Gabinete de Estudos Olisiponenses sobre recuperação da toponímia antiga da zona ocidental de Lisboa, na sequência do qual a Comissão Municipal de Toponímia deu parecer para que os novos arruamentos do Bairro do Caramão da Ajuda o seguissem e assim ficaram em Edital municipal de 18/12/1989 os seguintes topónimos: Rua 1 – Rua José Pinto Bastos (benemérito da Ajuda); Rua 3 – Rua da Preta Constança (figura popular da Ajuda); Rua 4 – Rua dos Vaga-Lumes; Rua 5 – Rua Horta e Silva (o boticário da Ajuda que também fabricava graxa); Rua 6 – Rua Pedro Augusto Franco ( 1º Conde do Restelo, Presidente da Câmara Municipal de Belém e da Câmara Municipal de Lisboa); Rua 7 – Rua Rainha das Ilhas das Cobras (figura popular); Rua 9 – Rua Rainha do Congo (figura popular); Rua 10 – Rua de Nossa Senhora da Ajuda; Rua 11 – Rua José Maria Preto (o barbeiro local); Rua 14 – Rua das Chaminés d’El-Rei; Rua 20 – Rua dos Archeiros.

Rua das Chaminés d'El-Rei - Freguesia da Ajuda - Placa Tipo IV (Foto: Sérgio Dias)

Rua das Chaminés d’El-Rei – Freguesia da Ajuda – Placa Tipo IV
(Foto: Sérgio Dias)

 

Anúncios

2 thoughts on “As três ruas das cozinhas reais

  1. Pingback: O boticário, o barbeiro e o vendedor de pastéis de Belém na toponímia da Ajuda | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua da Senhora Aparecida que ficou Nossa Senhora da Ajuda no Caramão | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s