A Rua dedicada a D. José Trazimundo, Marquês de Fronteira

Palacete Henrique Monteiro Mendonça na Rua Marquês de Fronteira cerca de 1909 (Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Palacete Henrique Monteiro Mendonça na Rua Marquês de Fronteira, cerca de 1909
(Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Palacete Henrique Monteiro Mendonça, nos nºs 18/28 da Rua Marquês de Fronteira, foi delineado por Ventura Terra em 1902 e mereceu o Prémio Valmor de 1909, sendo que quando recebeu o galardão já a artéria onde estava inserido se designava Rua Marquês de Fronteira, em homenagem a D. José Trazimundo.

Construído por Rafael da Silva Castro, o palacete incluiu escultura de Jorge Pereira, cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro, cantaria de José António d´Almeida e Pardal Monteiro e aquecimento da Jacquemet,Mesnet&Cie. de Paris. Henrique José Monteiro Mendonça era alguém que tinha feito fortuna com café em São Tomé e Príncipe e cuja família manteve o palacete até aos anos setenta do século XX, tendo passado este ano para a posse da Comunidade Ismaelita.

Ali próximo, o palacete do escultor e pintor Artur Prat no nº 3 da Avenida António Augusto Aguiar, também resultou do risco de Miguel Ventura Terra  e teve a Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1913. Em 1935 foi o prédio adquirido em hasta pública pela Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, mas com a criação da Ordem dos Engenheiros no ano seguinte passou a ser a sua sede. Também no nº 134 desta Avenida António Augusto de Aguiar a Casa José Miguéis foi obra traçada por Miguel Ventura Terra em 1902.

Freguesias das Avenidas Novas e de Campolide (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias das Avenidas Novas e de Campolide
(Foto: Sérgio Dias)

O 7º marquês de Fronteira, D. José Trazimundo, foi perpetuado pelo Edital municipal de 3 de outubro de 1903 na então «Via pública situada entre a Avenida Duque de Ávila e a Rua D. Carlos de Mascarenhas.»

D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto (Lisboa/04 ou 11.01.1802 – 19.02.1881/Lisboa), 8º conde da Torre, 5º marquês de Alorna e 7º marquês de Fronteira foi um militar que fez toda a campanha das lutas liberais, tendo-se reformado no posto de marechal-de-campo. Logo em 1820 foi ajudante  de campo do  general Sepúlveda, em cujo estado-maior se conservou até à queda do governo constitucional. Não tendo aderido à Vilafrancada acabou preso na Torre de Belém , após o que obteve licença para sair do reino, e percorreu parte da Europa com a sua mulher, apenas regressando depois de ser outorgada a Carta Constitucional, em 1826. Foi  ajudante de campo do general Conde de Vila Flor na Ilha Terceira, desembarcou no Mindelo (8 de julho de 1832) e participou na batalha de Ponte Ferreira e das Antas. Acompanhou o Duque de Terceira na expedição ao Algarve e Alentejo, e esteve na batalha de Cacilhas (23 de julho de 1833) e desembarque em Lisboa (24 de julho de 1833).

Foi também par do reino (a partir de 1826), deputado por Lisboa (1837), deputado por Bragança (1838), governador civil de Lisboa (com pequenas interrupções, de 12 de maio de 1846 a 1 de maio de 1851),  mordomo-mor da Casa Real (1861),  mordomo-mor da casa da rainha D. Maria Pia (1862) e ainda publicou as suas Memórias do Marquês da Fronteira e Alorna.

 

Freguesias das Avenidas Novas e de Campolide (Planta: Sérgio Dias)

Freguesias das Avenidas Novas e de Campolide
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

5 thoughts on “A Rua dedicada a D. José Trazimundo, Marquês de Fronteira

  1. Pingback: Os Campos e o Campus | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua do Vintista Silva Carvalho e da Panificação Mecânica em Campo de Ourique | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Avenida Sidónio Pais que esteve para ser trocada por outra figura republicana | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: A Rua do político liberal Rodrigo da Fonseca | Toponímia de Lisboa

  5. Pingback: A Avenida do Duque d’Ávila e o cinema dos três nomes | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s